Startup20: Amapá sedia o maior evento de inovação e tecnologia do mundo

Amapá será sede do maior evento de inovação e tecnologia do mundo, o Startup20, promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado. O evento, realizado pela primeira vez no Brasil, vai reunir de 23 a 26 de fevereiro, no Sebrae, em Macapá, autoridades e representantes de vários países para debater alternativas inovadoras para o planeta.

A iniciativa global, que teve sua primeira edição na Índia em 2023, faz parte das ações do Grupo de Engajamento Startup 20, que integra o G20, organização internacional das maiores economias do mundo, que conta também com outras nações da União Europeia e Africana.

O encontro mundial no Amapá já conta com 19 delegações confirmadas: Índia, Alemanha, Arábia Saudita, Bangladesh, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Omã, Portugal, Suíça, Rússia, Turquia, União Africana, Austrália, Itália, Japão, Africa do Sul.

Para o governador do Amapá, Clécio Luís, o encontro vai dar visibilidade à região como um todo, tanto no âmbito dos negócios para o setor público e privado, como na importância do tema da tecnologia e bioeconomia para impulsionar o desenvolvimento local.

“O Startup20 é uma oportunidade para mostrar ao mundo os grandes potenciais que temos, que vai desde negócios inovadores até um setor turístico único. Além disso, o evento fortalece a política do governo para consolidar os grandes eventos como ação estratégica para desenvolvimento do estado”, afirmou o governador.

Para a presidente da Abstartups, Ingrid Barth, o Startup20 é mais do que um encontro de líderes e autoridades, é uma das maiores janelas de oportunidade para dar visibilidade à grande evolução do empreendedorismo brasileiro, e também para possibilitar mais oportunidades de negócios com ecossistemas e investidores nacionais e internacionais.

“Quando representantes das maiores nações do mundo estão reunidos, temos um momento único para mostrar a evolução do ecossistema empreendedor no país, firmar parcerias estratégicas para alavancar nossas empresas, sejam de base tecnológica ou não, e até buscar vias de aumentar o fluxo financeiro entre os países do G20. É um leque de oportunidades que se potencializa, que se bem aproveitado, poderá transformar o Brasil, deixando um importante legado”, disse a presidente.

A programação de quatro dias inclui debates sobre a macroeconomia e o potencial desenvolvimento da região, com a realização de painéis e conversas sobre inovação e empreendedorismo, além de visitas técnicas nas universidades e centros de pesquisa do Amapá. Nas plenárias, serão abordados temas como governança e compliance em startups, o futuro do ESG nas startups, diversidade, inclusão e regulamentação da Inteligência Artificial, entre outros.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, destacou a necessidade das parcerias para fomentar o ecossistema de inovação, pequenos negócios e startups na Amazônia.

“Para nós do Sebrae no Amapá, é motivo de grande honra e reconhecimento receber em nossa sede um evento de porte internacional como o Startup20. Essa parceria proporciona uma vitrine para mais de 100 empreendedores da Bioeconomia amapaense, demonstrando de forma efetiva a força de nosso ecossistema de inovação”, disse.

Representação do Startup20 no Amapá

A Abstartups estará representada pela presidente, Ingrid Barth, pela CEO, Mariane Takahashi, pelo vice-presidente Felipe Matos, pelo CFO, Fabrício de Paula, pelas diretoras de Políticas Públicas, Barbara Furiati, de Programas Especiais, Cláudia Schulz, e pelo diretor de Marketing e Vendas, Paulo Buso.

Entre as autoridades governamentais e regionais, estão o governador do Amapá, Clécio Luís, o secretário de estado da Ciência e Tecnologia, Edivan Barros, o secretário executivo do Ministério do Empreendedorismo da Micro e Pequena Empresa (MEMP), Renato Ferreira, e o presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre.

Após o Amapá, o Startup20 ainda terá agenda em Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Texto: Kelison Neves e Rodrigo Juarez
Foto: Divulgação Abstartups e Netto Lacerda/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *