Startup20: ‘É o Amapá sendo exemplo para o mundo’, exalta governador Clécio Luís sobre evento mundial de tecnologia e inovação

A realização do Startup20 no Amapá é considerada pelo governador do Estado, Clécio Luís, uma vitrine para as políticas de incentivo a bioeconomia. O evento mundial de tecnologia e inovação, que inicia nesta sexta-feira, 23, vai evidenciar as iniciativas do Amapá em prol do desenvolvimento econômico com sustentabilidade.

“Vão ser quatro dias para apontar os rumos da tecnologia e da inovação, aliados à conservação ambiental, mostrando iniciativas amapaenses que fazem a diferença. O nosso estado foi escolhido exatamente por seu potencial bioeconômico. Queremos elevar os nossos indicadores econômicos e sociais, equiparando-se aos nossos excelentes indicadores ambientais. É o Amapá sendo exemplo para o mundo”, destacou Clécio Luís.

Promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae, o maior evento de inovação e tecnologia do mundo acontece pela primeira vez no Brasil, e reúne autoridades, representantes e empresários de vários países para debater alternativas para o planeta.

Os temas a serem tratados no encontro ressaltam, sobretudo, um compromisso com a preservação do planeta. O evento mundial faz parte das ações do Grupo de Engajamento criado pelo G20, organização que reúne as maiores economias do planeta, mais outras nações da União Européia e Africana. As discussões da Startup20, que serão levadas à cúpula do G20, também são consideradas preparatórias para a Conferência da ONU pelas Mudanças Climáticas, a COP30.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO STARTUP20 NO AMAPÁ

Amapá: sede da inovação e tecnologia

Em 2023, durante a 52ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado, que desenvolve políticas públicas de incentivo à inovação, empreendedorismo e a bioeconomia, assinou uma Carta de Intenção que formalizou a realização em solo amapaense do encontro, que abre oficialmente uma série de eventos do Startup20, que ocorrerão no país ao longo do ano.

O destaque do Amapá no desenvolvimento das startups aliado à preservação ambiental foi um dos fatores decisivos para que o estado amazônico se tornasse sede do Startup20. De acordo com a Associação Brasileira de Startups, Macapá é a segunda cidade com mais negócios inovadores no Norte do Brasil, atrás apenas de Manaus.

O Governo do Amapá é um dos principais parceiros no fomento do setor no estado, com destaque ao fortalecimento de políticas públicas de ampliação da transformação digital dentro da gestão, assim como à iniciação científica, programa de premiações e bolsas de estudo. O apoio na realização de grandes eventos integra esse processo de transformação no Amapá.

Esta será a única edição de 2024 da Startup20 na região, diretamente da capital do Meio do Mundo, no estado mais preservado do Brasil, uma oportunidade de diminuir a desigualdade regional por meio da economia verde e da tecnologia.

“O Amapá foi escolhido pelo G20 para sediar o primeiro evento internacional de startups no Brasil, começando as discussões pela Amazônia. Isso é muito importante. Esse é mais um evento com investimentos que geram emprego e renda por meio do turismo de eventos, além de criar um futuro para o nosso estado”, pontuou o governador.

A programação terá plenárias com discussões temáticas para abordar ecossistemas de startups com palestras de especialistas, painéis de discussão e workshops interativos.

A primeira edição do Startup20 no Brasil promete ser um marco histórico na geração de oportunidades e de divulgação das riquezas inigualáveis da Amazônia. As delegações dos 5 continentes, além de tratar de assuntos sobre o desenvolvimento verde e sustentável, também irão debater sobre transições energéticas de acordo com a compreensão do potencial revolucionário da bioeconomia.

Texto: Fabiana Figueiredo
Foto: Arquivos/Secom e Divulgação/G20
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *