Startup20: governador Clécio Luís dialoga com delegações estrangeiras para fortalecer negócios inovadores na Amazônia

Com gabinete instalado no Startup20, que transformou o Amapá na sede mundial da inovação e tecnologia neste fim de semana, o governador Clécio Luís fortaleceu o diálogo com delegações estrangeiras e de outros estados brasileiros. Nos encontros foram compartilhadas ideias e propostas de cooperação bilateral em busca da promoção do desenvolvimento sustentável.

“Com o Startup20, nós estamos aproveitando a visita das delegações de outros países e também de outros estados brasileiros para fazer rodadas de negociação, de conversa, de imersão e para compartilharmos ideias de cooperação. Foram conversas muito importantes para fortalecer os laços e indicar novos rumos para a economia do Amapá e da Amazônia”, ressaltou o governador Clécio Luís.

Promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado do Amapá e o Sebrae, o Startup20 acontece pela primeira vez no Brasil, sediado no Amapá neste fim de semana, e reúne autoridades, representantes e empresários de vários países para debater alternativas para o planeta.

No sábado, 24, o conselheiro para Assuntos Econômicos da Embaixada da Alemanha, Benjamin George, conheceu um pouco mais sobre a realidade, dificuldades e potências do estado.

Três empresários do Havaí, nos Estados Unidos, se encantaram pelo Amapá e pela relação do povo com a ancestralidade. Ao governador, eles compartilharam ideias e soluções para promover os novos negócios, acolhendo os jovens e proporcionando perspectivas de desenvolvimento.

Uma das maiores delegações, a África do Sul está representada no Startup20 por empresários e representantes do governo. Neste domingo, 25, o grupo compartilhou com o governador projetos que dão certo no país e que podem ser replicados para a realidade do Amapá, como por exemplo na área da saúde, bioenergia e vacina animal.

CEO da Swissnex no Brasil, Malin Borg, representou a Suíça no evento, com o objetivo de identificar atividades inovadoras existentes no Amapá. Malin convidou startups para participarem de projetos do governo suíço na Amazônia, que impulsionam e aceleram ideias embrionárias. A intenção, segundo ela, é compartilhar ideias para desenvolver as duas regiões.

Fortalecendo o Brasil

A oportunidade de tratar no Amapá sobre inovação e tecnologia e conhecer iniciativas locais atraiu quase 700 brasileiros para a sede do Sebrae, onde acontece a Startup20 em Macapá. São empresários, donos de startups de outros estados, além de representantes de diversas instituições.

Os professores Paulo Roberto e Raul Gonzalez, pró-reitores de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo (USP), evidenciaram a disponibilidade da instituição para co-participação em iniciativas inovadoras e compartilhamento de ideias.

O próximo Startup20 será no Rio de Janeiro, no mês de Abril. Uma comitiva da organização veio ao Amapá acompanhar os painéis e encontrar o governador. Eram representantes do Invest.Rio, a agência de investimentos da prefeitura do Rio de Janeiro, e também do Web Summit, o maior evento internacional de tecnologia realizado no Brasil, que vai ocorrer durante o próximo Startup20 e aguarda cerca de 50 mil pessoas para debater o futuro da indústria.

À convite da ABStartups, Clécio Luís reuniu com Rodolfo Fücher da Associação Brasileira de Empresas de Softwares. O governador citou a importância do estímulo a negócios sustentáveis e sugeriu parcerias para geração de emprego e renda, alinhados à preservação ambiental.

Texto: Fabiana Figueiredo
Foto: Max Renê/GEA e Vinícius Rodrigues/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *