Startup20: Governo do Amapá lança edital com R$ 250 mil em fomentos para aliar ciência e empreendedorismo

O Governo do Estado lançou no sábado, 24, o edital “Doutor Empreendedor”, que destina R$ 250 mil para fortalecer o desenvolvimento de negócios inovadores através da ciência. O lançamento aconteceu durante o segundo dia de Startup20, maior evento internacional de inovação e tecnologia.

A programação reúne ao menos 85% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial no estado, que estão conhecendo as potencialidades do Amapá. O Startup20 é organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae.

Desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeap), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), o ‘Doutor Empreendedor’ é voltado para pessoas com doutorado que atuam em instituições de ciência e tecnologia do Amapá. O objetivo é facilitar a transferência de conhecimentos para o setor produtivo.

“No segundo dia do Startup20, assinamos editais importantíssimos para o campo da inovação e da tecnologia no Amapá. Um deles é o Doutor Empreendedor, para pessoas que possuem doutorado, e quererm desenvolver pesquisas aplicadas ao desenvolvimento de negócios e produtos no estado. São recursos para estimular esse tipo de empreendedorismo”, destacou o governador Clécio Luís.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade, explica que a proposta busca incentivar que os profissionais ajudem a desenvolver ou aprimorar produtos ou serviços que tragam soluções inovadoras para o empreendedorismo amapaense.

“A intenção é que esses pesquisadores possam empreender e gerar empregos em nosso estado, fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico”, pontuou Andrade. O edital vai estar disponível no site da Fapeap, a partir de segunda-feira, 26.

Tecnova e Hub de Inovação

Durante a abertura do Startup20, foi apresentada a prévia do edital do programa “Tecnova 3”, resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O objetivo do programa é auxiliar empresas amapaenses no desenvolvimento de produtos ou processos inovadores em setores importantes da economia.

A programação também incluiu a assinatura de uma Carta de Compromisso entre o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional com o Governo do Estado, para o investimento em recursos que possam viabilizar a criação do Hub de Inovação do Amapá. Os espaços consistem em ambientes físicos ou on-line para conexão e desenvolvimento de soluções inovadoras.

“Queremos incentivar rotas de integração nacional, que é a organização de toda a cadeia produtiva local. No Amapá, já está sendo estruturado o açaí, o pescado, estamos partindo para o mel e laticínio, por isso a importância do Hub de Inovação. Quero dizer que o ministério só está esperando o projeto, chegando a gente inicia os trabalhos”, declarou o ministro da Integração, Waldez Góes.

Edital Startup Indústria

Na programação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lançou o edital “Startup Indústria”, que vai selecionar empresas novas no setor industrial que apresentem projetos inovadores para o mercado. A iniciativa contemplará 10 startups do estado que receberão mentorias, além de concorrerem a prêmios em dinheiro para auxiliar no custeio do projeto.

Startup20 no Amapá

O Amapá é sede do maior evento de inovação e tecnologia do mundo, o Startup20, promovido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae. O evento internacional, inédito no Brasil, reúne autoridades e representantes de vários países para debater alternativas inovadoras para o planeta.

Em 2023, durante a 52ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado, que desenvolve políticas públicas de incentivo à inovação, empreendedorismo e a bioeconomia, assinou uma Carta de Intenção que formalizou a realização, em solo amapaense, do encontro que abre oficialmente uma série de eventos do Startup20, que ocorrerão no país, durante o ano.

Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *