Sustentabilidade: governador Camilo participa da abertura do Seminário “Amapá na Rio + 20”


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, participou nesta quinta-feira, 24, no Teatro das Bacabeiras, da abertura do Seminário “Amapá na Rio + 20”. O evento, organizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), visa definir prioridades em sustentabilidade que o Amapá levará para a Conferência Rio + 20, promovida pela Organização das Nações Unidas, que será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro.

De acordo com a diretora do IEF, Ana Euler, o Seminário, que encerra nesta sexta-feira, 25, consiste no debate onde a sociedade opinará sobre assuntos como economia verde, sustentabilidade, diminuição da pobreza, entre outros. O evento é preparatório para a Rio + 20, que visa nortear ações positivas para o meio ambiente nas próximas duas décadas.

O titular da Sema, Grayton Toledo, explicou que, ao final do encontro, será consolidada a Carta do Amapá para a Rio + 20. O secretario disse que o documento terá informações colhidas em vários encontros com os movimentos sociais e conselhos, além das sugestões e mecanismos debatidos no Seminário.

Programação

Durante o Seminário foi apresentado o vídeo institucional “O futuro que queremos”, com depoimentos de quilombolas, indígenas, parteiras, jovens ribeirinhos, castanheiros e demais povos da floresta amapaense. Autoridades renomadas em Desenvolvimento Sustentável palestraram sobre o tema.

Entre os expositores estão os ex-governadores e atuais senadores, respectivamente, pelos Estados de Acre, Amazonas e Amapá, Jorge Viana, Eduardo Braga e João Alberto Capiberibe, além do governador Camilo Capiberibe.

Pioneirismo

O senador João Capiberibe discorreu a respeito do pioneirismo amapaense sobre os temas abordados no Seminário. O parlamentar enfatizou que há 17 anos, na época em que ele governou o Estado, lançou o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA), com propostas semelhantes as da Rio + 20.

O senador Jorge Viana enalteceu a boa vontade do governador Camilo Capiberibe em desenvolver o Amapá buscando preservar os seus recursos naturais.

Desafio: desenvolver e preservar

O governador ressaltou que a participação do Amapá na Rio + 20 será positiva para o Estado. Camilo Capiberibe afirmou que a convenção é uma oportunidade para firmar parcerias, captar recursos para o aperfeiçoamento da economia verde e aprimoramento do desenvolvimento sustentável.

“A Conferência, onde debateremos o futuro do Amapá, Brasil e mundo, será fundamental para avançarmos nas políticas públicas para nosso setor ambiental. O conteúdo deste seminário nos ajudará no desenvolvimento sustentável e assim trazer dignidade para o nosso povo”, ponderou o governador.

“Queremos explorar nosso potencial natural garantindo a preservação das nossas riquezas. Precisamos que haja uma preservação com uma construção de riqueza para o povo urbano e que mora nas florestas do Amapá. Formularemos um conjunto de medidas para isso. É um desafio, mas construiremos essas ações juntos. Necessitamos que da Rio + 20 saiam decisões políticas positivas para o desenvolvimento do nosso Estado, da Amazônia e Brasil e mundo”, avaliou o governador.

A Rio + 20

A Rio + 20 consiste em três pilares – econômico, social e ambiental . A Conferência tratará de dois temas: a ‘economia verde’ no contexto da erradicação da pobreza e a estrutura de governo para o desenvolvimento sustentável no âmbito das Nações Unidas.

O encontro internacional contará com a presença de chefes de Estado, de Governo e de representantes de mais de 150 países. Durante o evento, serão avaliados os avanços no setor ambiental desde a “ECO 92”, há 20 anos, ocorrida no Rio de Janeiro. De acordo com a metodologia recomendada pelas Nações Unidas, as proposições deverão apontar desafios e soluções para os próximos 20 anos.

Participaram do evento a vice-governadora do Estado, Dora Nascimento; o representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e coordenador do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), Eduardo Mattedi; e o presidente da Associação Amazônia Sustentável, Virgílio Viana.

Também estiveram presentes a deputada Cristina Almeida; senador João Capiberibe, senador do Acre, Jorge Viana; Manoel dos Santos Neto, representante do setor privado; o indígena Josinei dos Santos, representante da sociedade civil; além de lideranças de associações de classe, pesquisadores e imprensa.

Elton Tavares/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *