Tarifa de ônibus poderia chegar a R$ 3,99, aponta estudo feito com base nos índices do INPC e IPCA

A tarifa de ônibus em Macapá poderia chegar a R$ 3,99. É o que aponta um estudo realizado com base nos índices oficiais da inflação e divulgado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) após o anúncio da decisão do Conselho Municipal de Transportes que rejeitou proposta de reajuste tarifário para R$ 3,40, estabelecendo o valor intermediário de R$ 3,25.

O estudo leva em consideração três índices. O primeiro deles refere-se ao salário mínimo, cujo reajuste obedece cálculos que levam em consideração as necessidades de um cidadão pelo período de 30 dias. Em 2011, ano do último reajuste tarifário, a tarifa de ônibus custava R$ 2,30 e o salário mínimo era de R$ 540,00. Levando-se em consideração o salário atual de R$ 937,00, temos um reajuste real de 73,5% (R$ 397,00). Se a tarifa de ônibus acompanhasse a evolução do salário mínimo, hoje ela seria de R$ 3,99.

No entanto, nos reajustes de serviços públicos, são considerados dois índices. O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). O acumulado dos dois índices no período de 2011 a 2017 elevaria a tarifa de ônibus para R$ 3,36.

Todos os cálculos estão disponíveis a qualquer cidadão através do site do Banco Central do Brasil. O endereço é www3.bcb.gov.br. Basta acessar a área de Serviços ao Cidadão e fazer a correção de qualquer valor pelo índice INPC e IPCA.

Em nota, o Setap se coloca à disposição para contribuir ao debate sobre o reajuste tarifário. A entidade concorda que o momento é de crise e de dificuldade especialmente para a iniciativa privada mas ao longo dos últimos dois anos, mesmo sem reajuste da tarifa, não deixou de garantir o realinhamento salarial dos trabalhadores rodoviários (acima da inflação, inclusive) e suportar os aumentos do óleo diesel e demais insumos. E mais: de garantir a renovação da frota, a construção de abrigos e a contratação de novas colaboradores do sistema.

“O modelo vigente de discussão da tarifa é altamente democrático pois possibilita diversos fóruns de discussão até a aprovação da proposta mais adequada. Macapá possui a menor tarifa de todas as capitais do Norte apesar de ter sido a cidade que, proporcionalmente, mais recebeu investimentos no setor, nos últimos quatro anos. Reafirmamos nosso compromisso de continuar investindo no sistema e possibilitando um transporte público para todos”, afirma Renivaldo Costa, assessor de comunicação e porta-voz das empresas de ônibus.

Assessoria de comunicação

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