TCE/AP apresentou questionário sobre levantamento de governança e gestão na saúde pública do Amapá

TCE1111111

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) reuniu hoje (24), com os órgãos responsáveis por fiscalizar e administrar os recursos públicos da saúde do Amapá, além de entidades e conselhos que atuam na área, onde apresentou o questionário do levantamento de governança de gestão em saúde (ciclo 2016), que vai culminar com uma auditoria coordenada em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU).

O questionário possui mais de 500 perguntas, que tratam sobre governança, liderança, estratégia, controle, gestão da atenção à saúde, convênios, aquisições, auditoria interna, transparência, média e alta complexidade, apoio os municípios, entre outros pontos referentes da saúde pública no Estado e nos municípios, o qual os gestores devem responder e sugerir mais pontos a serem abordados pelo Tribunal.

Após os dados levantados, o trabalho será transformado em auditoria coordenada, que terá o objetivo de verificar as principais características dos sistemas de governança e gestão da saúde, que recebem recursos federais mediante transferências voluntárias, fornecer aos gestores orientações sobre como aperfeiçoar as estruturas para aumentar a efetividade das ações governamentais na saúde pública, identificar casos de boa governança e gestão para estudos futuros, além de subsidiar avaliações de risco de mau uso dos recursos públicos.

Para o presidente do Instituto de Câncer Joel Magalhães (Ijoma), Paulo Roberto, essa é a primeira vez que um órgão de controle vai ouvir as entidades sociais que atuam na saúde. “Nós estamos na base, ajudando os doentes que necessitam de atendimento. Vamos mostrar ao Tribunal de Contas a realidade que vivenciamos no dia a dia com população. Nos sentimos muito honrados em poder participar desse levantamento, e sabemos que podemos contribuir para juntos melhorarmos a saúde do nosso estado”, destacou o presidente.

Asscom TCE/AP
Contatos: 2101 4759/ 98101 2131

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *