TCE/AP vai realizar o I Fórum de Governança Pública do Amapá

banner 2

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) vai realizar no dia 8 de agosto, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP), o I Fórum de Governança Pública do Amapá, tendo como palestrantes o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)Augusto Nardes, o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais e do Instituto Rui Barbosa (IRB), Sebastião Helvécio e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Valdeci Pascoal.

As inscrições para participar do Fórum já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no site do TCE/AP : http://www.tce.ap.gov.br/forum-governanca. O evento é aberto ao público e deve reunir gestores públicos do Estado e a sociedade civil e. A participação no Fórum terá certificado com carga horaria de 4horas.

Para a presidente do TCE/AP, conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, a boa governança é uma das saídas para o desenvolvimento do país e dos Estados, e poder tratar da temática no Amapá, reunir palestrantes de renome nacional em um único evento enriquece e amplia o debate na busca da saída da crise econômica que enfrentamos. “ Independe das questões de cunho ideológico, acredito que quanto mais se depende dos governos para o crescimento econômico e bem-estar da população, maior é a necessidade de uma boa governança pública, por esse motivo é importante debatermos esse assunto”, pontuou a presidente.

Palestrantes

João Augusto Ribeiro Nardes, graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em política do desenvolvimento e mestre em estudos de desenvolvimento, pelo Institut Université d’Études, em Genebra, na Suíça. Foi deputado Estadual e Deputado Federal pelo estado do Rio Grande do Sul atualmente é Ministro do Tribunal de Contas da União.

Sebastião Helvécio Ramos de Castro é médico, bacharel em Direito, tem doutorado em Saúde Coletiva, doutorado em área de concentração em Política, Administração e Planejamento, é especialista em Didática do Ensino Superior, especialista em Pediatria, com pós-Graduação em Controle Externo e Avaliação da Gestão Pública, pela Pontifícia Universidade Católica. Foi Deputado Estadual, secretário da Saúde de Minas Gerais e vice-Prefeito de Juiz de Fora. Atualmente é Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Valdecir Fernandes Pascoal – É Bacharel em Direito, Economia e Administração, Pós-Graduado em Direito Constitucional e Administrativo pela UFPE. Ingressou no TCE em 1991, no cargo de Auditor de Contas Públicas. Em 1993. Em 2005, assumiu o cargo de Conselheiro do TCE, na vaga reservada ao Auditor. Presidiu o Colégio de Corregedores e Ouvidores dos Tribunais de Contas do Brasil, no período de 2010 a 2012, e foi vice-presidente do Instituto Rui Barbosa entre 2010 e 2011. Atualmente acumula as presidências do TCE-PE e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

Programação;

8h – Credenciamento
9h – Abertura
9h15 – Governança e Gestão em Instituições Inclusivas – Sebastião Helvécio
Presidente do Instituto Rui Barbosa
10h15 – Tribunais de Contas e Democracia – Valdeci Pascoal
Presidente da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil
11h30 – Governança Pública – O Desafio do Brasil – Ministro Augusto Nardes
do Tribunal de Contas da União
12h30 – Encerramento

Asscom TCE/AP
Contato: 98101 2131

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *