Técnicos da Assistência Social do Município participam de capacitação sobre Benefício de Prestação Continuada

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A Prefeitura de Macapá promoveu nesta terça-feira, 3, na prédio do INSS, capacitação para técnicos dos seis Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) para o preenchimento do formulário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). As palestras foram ministradas pelas assistentes sociais Aldenize Silva, Silvia Martins e Alessandra Matos, todas da Previdência Social.

Essa capacitação tem como objetivo trazer as atualizações para os técnicos da assistência social dos Cras e do Centro POP. Esses profissionais que tratam diretamente com o atendimento ao público nas unidades precisam estar atualizados para lidar corretamente”, afirmou a coordenadora dos Cras, Ana Santos.

O Benefício da Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) é a garantia de um salário mínimo mensal ao idoso acima de 65 anos ou ao cidadão com deficiência física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que o impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. O benefício, assegurado por lei, é pago com recursos do Governo Federal. O cidadão pode procurar o Cras mais próximo da sua residência para esclarecer dúvidas sobre os critérios do benefício e sobre sua renda familiar, além de receber orientação quanto ao preenchimento dos formulários necessários.

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Pode agendar o atendimento pelo telefone 135 (ligação gratuita); pela internet, no site da Previdência Social (www.previdencia.gov.br); ou nas agências da previdência. Quando for agendar deve indicar benefício assistencial à pessoa com deficiência ou benefício assistencial ao idoso. As assistentes sociais alertam aos usuários a ficarem atentos para que o serviço de agendamento não seja cobrado por terceiros, pois se trata de fraude caso isso ocorra. Caso encontrem dificuldades para agendar devem procurar o setor de Serviço Social do INSS da sua cidade.

São necessários os documentos de identificação do requerente e dos membros da família, como cédula de identidade ou certidão de nascimento; certidão de casamento ou declaração de união estável; CPF; título de eleitor; comprovante de residência; carteira de trabalho ou contratos de trabalho e número de telefone para contato.

Texto e fotos: Lilian Monteiro/Asscom Semast
Contatos: 98141-1697/ 99909-7556

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