Técnicos de extensão rural participam de curso de manejo da mandioca (texto de @DulcivaniaF )


A mandioca está em primeiro lugar entre os produtos agrícolas produzidos no estado do Amapá. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2012 apontam uma produção de 149 mil toneladas, colhidas em uma área de quase 13 mil hectares. Porém, a baixa tecnologia utilizada tem impacto direto na produtividade, que está em torno de 12 toneladas por hectares de raízes e poderia atingir até 30 toneladas com técnicas adequadas de manejo. Com o objetivo de capacitar 50 técnicos de extensão rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Rurap) e dois que atuam em atividades agrícolas da Prefeitura de Porto Grande, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realiza no período de 19 a 21 deste mês um curso de cultura de manejo da mandioca.

O curso faz parte da agenda de trabalho entre a Embrapa e o Rurap, e reforça as tecnologias de apoio à execução do Protaf (Programa de Agricultura Familiar e Floresta), coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural. O conteúdo está dividido em exposições teóricas, na terça-feira e quarta-feira, no auditório da Embrapa Amapá, e atividades práticas na quinta-feira, em áreas de produtores e no Campo Experimental de Fazendinha, Macapá (AP). Esta capacitação será ministrada por quatro especialistas da Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizada em Cruz das Almas, na Bahia, sendo um vinculado à Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Como parte da programação do curso, eles apresentarão aos extensionistas do Amapá o Projeto Reniva, que tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da mandioca, a partir da seleção de manivas de alta qualidade e pureza e sua multiplicação e repasse aos produtores. 

PROGRAMAÇÃO – O curso será iniciado às 14 horas desta terça-feira, 19, com a apresentação do Projeto Reniva e apresentação sobre os aspectos gerais do manejo da cultura da mandioca. Na quarta-feira, 20, a programação abordará os temas identificação e manejo das principais doenças na cultura da mandioca. Na manhã de quinta-feira, 21, último dia do curso, os participantes estarão em um área de cultivo comunitário, na comunidade Curralinho, município de Macapá. Trata-se de uma área implantada em parceria dos produtores com os técnicos do Protaf. “Neste local, teremos uma ação conduzida pelos técnicos do Rurap onde serão discutidos os problemas observados em campo, que foram entraves para uma maior produtividade da mandioca”, explicou o analista de transferência de tecnologias da Embrapa Amapá, Walter Paixão de Sousa. Ainda no dia 21, no período da tarde, as atividades serão realizadas no Campo Experimental de Fazendinha, onde haverá uma demonstração prática de multiplicação rápida de mandioca.

— 
Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Embrapa Amapá 
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária 
Macapá/AP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *