Tecnologia da Embrapa Amapá é certificada pela Fundação Banco do Brasil

Projeto Frutiindo_Indigenas de Oiapoque1_foto Aderaldo Gazel

A tecnologia “Manejo de mínimo impacto de açaizais de grotas em terras indígenas no Amapá”, implementada junto com produtores indígenas de comunidades de Oiapoque, município do estado do Amapá, recebeu da Fundação Banco do Brasil (FBB) certificação e reconhecimento de Tecnologia Social. Entre as 154 propostas certificadas, de várias instituições do Brasil, esta é a única do Amapá que passa a compor o Banco de Tecnologias Sociais (BTS). A iniciativa da Fundação Banco do Brasil tem o objetivo de promover a inclusão socioprodutiva de públicos priorizados, utilizando como instrumentos as tecnologias sociais desenvolvidas a partir dos quatro princípios da sustentabilidade: respeito cultural, solidariedade econômica, protagonismo social e cuidado ambiental. A Fundação Banco do Brasil conceitua Tecnologia Social como produtos, técnicas ou metodologias desenvolvidas em interação com as comunidades e que resultam em soluções efetivas de transformação social.

O manejo de açaizais de grotas é uma tecnologia inserida no Projeto “Frutiindo – ABC da Agricultura Familiar”, liderado pela Embrapa Amapá e executado em parceria com o Conselho dos Caciques dos Povos indígenas de Oiapoque (CCPIO), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap) e as ongs Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé) e The Nature Conservancy (TNC). As grotas são ambientes de solo úmido as florestas de terra firme, onde pode haver ocorrência de açaizeiros. Uma das características deste ambiente é a fragilidade mais acentuada em relação as várzeas do estuário amazônico, por isso a intensidade das intervenções do manejo é menor na grota. “O princípio do manejo de açaizais de grota é o aumento da produção de frutos, com a manutenção das características das florestas e a preservação da função ambiental da área”, ressalta o pesquisador Silas Mochiutti.

O coordenador do Projeto Frutiindo, Jackson de Araújo dos Santos, destaca que, com a adoção das técnicas de manejo de mínimo impacto de açaizais de grotas em terras indígenas no Amapá, os resultados esperados são o menor esforço e mais segurança na coleta dos cachos de açaí, aumento em até 100% na produtividade de frutos de açaí, ampliação do período de coleta de três para até sete meses. Outros benefícios decorrentes do manejo dos açaizais em ambientes de grota é que os frutos passam a ser coletados no estágio ideal de maturação e também ocorrerá aumento ou manutenção da diversidade florestal. “Deve ser considerado ainda o aspecto da segurança alimentar proporcionada pela atividade, pois o açaí se constitui em alimento de alto valor nutricional, sendo muito apreciado pelas comunidades indígenas de Oiapoque”, completou Jackson Santos.

A tecnologia manejo de mínimo impacto de açaizais de grotas possibilitou a capacitação de 192 agentes multiplicadores em comunidades indígenas do Amapá, com instalação e acompanhamento de 11 parcelas de 2.500 m². No âmbito do Projeto Frutiindo, o responsável pela tecnologia de manejo de mínimo impacto em açaizais é o analista da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA), José Antônio Leite de Queiroz. Jackson dos Santos divide com toda a equipe de trabalho da Embrapa e das instituições parcerias, e com os indígenas beneficiários das ações, o reconhecimento e a certificação de Tecnologia Social conferida à Embrapa Amapá pelo desenvolvimento da tecnologia “Manejo de mínimo impacto de açaizais de grotas em terras indígenas no Amapá”.

Banco de Tecnologias Sociais – Todas as iniciativas certificadas passam a compor o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação BB. O BTS é uma base de dados online que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras, e atualmente conta com 696 tecnologias sociais cadastradas. As informações sobre as Tecnologias Sociais abrangem o problema solucionado, a solução adotada, o envolvimento da comunidade, municípios atendidos, os recursos necessários para implementação de uma TS, entre outros dados. São disponibilizados, também, os contatos dos responsáveis pela TS, possibilitando que instituições interessadas em reaplicar ou conhecer detalhes sobre o processo possam entrar em contato direto com as instituições que as desenvolveram.

Saiba mais sobre o Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil http://www.fbb.org.br/tecnologiasocial

Dia de Campo na TV (Programa da Embrapa)
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2111340/dia-de-campo–na-tv—cultivo-sustentavel-de-fruteiras-em-comunidades-indigenas-da-amazonia

Matéria na TV Amapá (Afiliada da Rede Globo):
http://g1.globo.com/ap/amapa/amapa-tv/videos/t/edicoes/v/a-tecnologia-esta-mudando-a-agricultura-nas-aldeias-indigenas-do-oiapoque/2923069/

Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Embrapa Amapá
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Macapá/AP
[email protected]
Telefone: + 55 (96) 4009-9587 / 98137-7559 I Fax: + 55 (96) 4009-9501

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *