Telemedicina: Santana ampliará acesso à rede pública de saúde com atendimento médico online

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), recebeu na última segunda-feira, 19, equipamentos para o funcionamento dos serviços de Telemedicina. O serviço integra o projeto Telesaúde, desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Albert Einstein e financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

No Amapá, a implantação do projeto é coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amapá (COSEMS/AP). O objetivo é ampliar o acesso dos usuários que buscam por consultas com especialistas na rede pública de saúde dos municípios em especialidades médicas como endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia.

A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, destacou a importância da adesão do município de Santana ao projeto. “É uma grande conquista e reduz a carência de especialistas nos municípios. O serviço refletirá positivamente no fortalecimento dos atendimentos ofertados pela Atenção Básica”, disse.

As secretarias de Saúde dos municípios de Oiapoque, Macapá, Santana, Porto Grande e Laranjal do Jari foram beneficiados e receberam 1 notebook Dell, 1 unidade de Webcam Logitech C920S 1080 e 1 unidade de Alto Falante Único, montado com fio Jabra.

Unidade piloto

Em Santana, o projeto será implantado inicialmente na Policlínica Dr. Alberto Lima, localizada no bairro Daniel. Os profissionais passarão por treinamento coordenado pela equipe técnica do Hospital Albert Einstein que, em seguida, fará a instalação do ambulatório de atendimento online na unidade.

Durante o procedimento por Telemedicina o paciente estará acompanhado de um médico e será avaliado por um especialista diretamente do Hospital Albert Einstein, que conduzirá a consulta.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *