Televisão: o reflexo da ilusão – Por @Adnoelp

images (2)

Por Adnoel pinheiro

Estar bem informado não é e nunca foi sinônimo de conhecimento, existe uma distância gigantesca entre uma coisa e outra. Temos centenas de sites, jornais impressos, blogs e vários outros veículos de comunicação a fim de lhe informar. Tudo muito factual, muito perene e efêmero, nada que lhe agregará visão e conhecimento de mundo. Isso sem sobra de duvidas é uma problema muito sério, reflexo de uma sociedade alienada, vazia, apática e que não discute seus problemas. As minorias se anestesiam assistindo as programações de tv e as telenovelas onde muitas projetam essas mesmas minorias, que garantem boa parte de sua audiência, de forma pejorativa e preconceituosa e as que se passam na favela nunca discutem os reais problemas vividos ali, enfim, tudo muito ilusório e superficial assim como as disputas entre várias mulheres por um único homem, todas as vezes de corpo “sarado” e com cara de modelo.

midia tvOs telejornais, por exemplo, tiram grande parte de seu tempo para abordar o clima e o trânsito como se não houvesse vida, além disso, sem nunca dar a chance de questionar “porque temos essa quantidade de carros”? “porque os carros são tão caros no Brasil”? E mesmo assim as pessoas compram. A grande verdade que se tornaram obsoletos e não é difícil identificar porque a televisão está vivendo uma crise quando olhamos através dessas perspectivas citadas acima. Trabalhar com comunicação sempre foi uma grande responsabilidade e os veículos tem essa responsabilidade redobrada de ética, compromisso e responsabilidade social que muitas vezes não vemos.

images (1)Segundo texto publicado no Uol Noticias, escrito pela jornalista Vanessa Barbara, há dois anos a rede globo fez um pedido de desculpas, afirmando ter apoiado a ditadura militar entre os períodos de 1964 e 1985. Pensando nisso podemos imaginar como um conglomerado de comunicação pode exercer influência sobre questões politicas importantes para o país e como as pessoas estão condicionadas a isso, se iludindo com programações vagas. Querendo ou não atitudes manipuladoras geram problemas em países com nível de educação baixíssimo onde as minorias são mais atingidas e absorvem de forma tão apática quanto um personagem de novela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *