Tempos pandêmico e a Era do Rivotril – Crônica de Anne Pariz – @annepariz

Crônica de Anne Pariz

Andava na rua e notava a mudança no andar e nos olhares, afinal as máscaras escondem o rosto, mas intensificam os olhares.

Pessoas sorriem com os olhos, não só o olhar nos mostra tristeza e preocupação.

Em tempos assim a sobrecarga psíquica aponta uma realidade alarmante na saúde da população, sobretudo a mental. O crescimento nas vendas de medicamentos para transtornos de ansiedade, insônia e depressão denuncia uma população em sofrimento psíquico maior do que se imagina, segundo dados da Organização Mundial de saúde.

Conversava com um rapaz e ele relatava tranquilamente que com esse tempo pandêmico seu maior amigo, companheiro de cabeceira é o Rivotril, utilizado para problemas de insônia.

Não muito distante ouço a conversa de duas amigas confidenciando que não vivem hoje sem seus “remedinhos” para dormir. Algo preocupante, visto que, o Rivotril é um medicamento que deve ser receitado por médico especialista e em uso contínuo leva ao vício.

Que sociedade estamos nós tornando que temos que utilizar meios para adormecer diante da crise em que estamos vivendo, não só pandêmica, da crise da fome, do desemprego, da dor e do desamor.

A Era do Rivotril é perigosa mas afirmo que mais perigosa é a Era da descrença de uma sociedade mais justa, igualitária, equânime para toda nossa população.

PS: consulte um médico para consumo responsável de medicamentos

*Anne Pariz é cronista, fisioterapeuta e ativista social – 27 de agosto de 2021.

  • Eis uma cronica que nos envolve a todos como protagonistas. O uso excessivo de medicamentos alopáticos evidencia não apenas o sofrimento psíquico do sujeito contemporâneo mas denuncia um sistema onde a medicina opera pelo viés da produção de doença transformando sintomas como insonia em dependência química com fins mercantilistas ampliando o adoecimento não só do individuo mas da sociedade como um todo. Na saúde mental especialmente urge abrir espaços de dialogo e produção de educação de qualidade em saúde para que a autonomia do sujeito seja preservada. Sempre é bom encontrar parceria e trazer para conversa a realidade alarmante do uso abusivo de psicotrópicos lícitos.

  • Em tempos onde há um desmonte nos órgãos que cuidam da saúde mental, é necessário pautar o assunto mantendo em foco constante para que possiblidade viabilidade e reflexão. Ótimo texto Anne Pariz, sou sua eterna fã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *