Ter amigos deixa você mais saudável

318756_348363848572538_1426974176_n

Por Carol Castro

Ninguém consegue viver na solidão – isso causa até morte. Nem sem bons amigos para desabafar, tomar um café despretensioso, trocar umas risadas. Dá um alívio saber que, mesmo quando fisicamente distantes, esses lindos estão ali para tudo. E tanto amor deixa até o seu corpo mais saudável.

É o que diz o psicólogo Jean-Philippe Gouin, da Universidade Concórdia. A equipe dele acompanhou ao longo de cinco meses, por meio de questionários, a vida social de alguns estudantes estrangeiros que haviam acabado de se mudar para o Canadá. Queriam saber quão solitários se sentiam durante esse período.

Os pesquisadores também monitoraram a variabilidade da frequência cardíaca em todos os jovens – é uma forma de avaliar a saúde do sistema nervoso parassimpático. Quanto menor a variação, maior o risco de você encarar problemas de saúde, principalmente envolvendo o coração.Conta Comigo - Stand By Me - reg thorpe-gato smucky 02

E, bem, os voluntários cercados de bons companheiros levavam a melhor. Quem conseguia logo de cara formar um grupo de amigos, apresentava maior variabilidade da frequência cardíaca. Ou seja, estavam mais saudáveis. “A mensagem é clara: aproximem-se de outras pessoas”, diz Gouin.

Não é uma delícia saber que seus amigos fazem um bem tão profundo assim?

Meu comentário: mesmo com a grande lista de ex-amigos, pois quem não marca é limado mesmo, a de amigos continua extensa. Eles me fazem muito feliz, mesmo!

Fonte: Superinteressante (Ciência Maluca)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *