Teste do olhinho será implementado em cinco UBS’s de Macapá

A partir de segunda-feira, 31, as Unidades Básicas de Saúde Álvaro Corrêa, Marabaixo, Brasil Novo, Pedrinhas e Rubim Aronovitch oferecerão o teste do olhinho. A Prefeitura de Macapá promoveu diversas capacitações para a implementação do exame, conhecido também como teste do reflexo vermelho.

Na Álvaro Corrêa, no bairro São Lázaro, 20 vagas serão disponibilizadas por semana. A marcação acontecerá toda terça, das 8h às 12h, para que o exame seja feito na quarta-feira. A do Marabaixo fará agendamento todos os dias, pela manhã, em livre demanda. As UBS’s Brasil Novo, Pedrinhas e Rubim Aronovitch farão agendamento todos os dias da semana, mas os exames serão feitos somente na sexta-feira, pela manhã, também em livre demanda.

“Com as rodadas de capacitações, conseguiremos ofertar o teste com uma estrutura que possibilitará fazer o procedimento de maneira rápida, com duração de pelo menos um minuto, o que garantirá a saúde ocular dos bebês”, informa a coordenadora de Saúde da Criança de Macapá, Raphaela Chaves.

O teste do olhinho

É um exame que deve ser feito nos primeiros 30 dias de vida do bebê e é um importante mecanismo na prevenção de doenças oculares. É um procedimento rápido, onde o médico usa um instrumento oftalmológico diante dos olhos da criança e emite uma luz (se o reflexo nos olhos ficar vermelho significa que está tudo bem com a visão dela). Caso exista alguma alteração, o bebê é encaminhado para avaliação com o oftalmologista.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *