“Tio João”: primeira Eco Creche do Norte e Nordeste do país é inaugurada pela Prefeitura de Macapá

A Eco Creche Tio João, com ensino-aprendizagem de novas metodologias ativas de educação e a primeira do Norte e Nordeste do país, foi inaugurada nesta quinta-feira, 28, pela Prefeitura de Macapá. Localizada no bairro Pedrinhas, a unidade escolar nasce com uma nova roupagem de educação, um conceito inovador para educar, cuidar, socializar e emergir o que há de melhor nas crianças da faixa etária de 2 a 5 anos.

A creche alia sustentabilidade, ambientes de aprendizagem, criatividade, protagonismo, mapeamento de território, entre outros elementos que oferecem um radar de possibilidades, experimentações e vivências para as crianças, um formato inovador, estimulando os pequenos a conhecer e a interagir com os diversos ambientes da instituição.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, disse que a Creche Tio João é um novo modelo de escola implantada no município. A instituição abordará uma nova metodologia de ensino para as crianças, com foco principal na questão da sustentabilidade. “A entrega da Eco Creche é muito significativa para todos nós. Onde o que tradicionalmente seria sala de aula foi transformado em diferentes ambientes de aprendizagem, ou seja, não teremos salas de aula na creche, e sim espaços diferenciados de aprendizagem, onde as crianças irão desenvolver diversas atividades, a exemplo do espaço sensorial, a Empreendoteca, pomar, aviário, EnCANTANdo, dentre muitos outros”.

Clécio ressaltou ainda que para ser entregue uma creche como essa é necessária a participação de muita gente com dedicação, criatividade. “Investimos cerca de 1,2 milhão de reais para a construção da Eco Creche, que está em um dos melhores padrões do Brasil, utilizando recursos do Município. Mas, de fato, nossos recursos são para folha de pagamento, saúde. Por isso, agradecemos a participação de muita gente que se dedicou, usou sua criatividade para fazer esse espaço acontecer. Todas nossas obras entregues não são espaços de concretos frios, tem muito amor e envolvimento de todos, esta unidade de ensino fará a diferença na vida destas crianças e pais, nas nossas vidas, de toda essa comunidade também. O nome dado, ‘Tio João’, à Eco Creche faz referência a uma grande pessoa, que foi conhecida por seu carinho e profissionalismo dentro da Secretaria Municipal de Educação. João Pantoja construiu um legado dentro da educação municipal e uma grande memória afetiva”, frisou o prefeito.

A mãe Rosineide Silva, moradora do bairro Araxá, falou com sorriso estampado no rosto da felicidade em ter sua filha, Raiane, de 4 anos, estudando na Eco Creche. “É um sonho, não tenho palavras para expressar essa tamanha felicidade, tudo aqui é lindo”, concluiu. Da mesma forma, Marcos Penha pai de Kauane Vitória, agradeceu a prefeitura. “Está muita bonita, e as crianças aprenderão de forma diferenciada, realmente você enxerga afeto por aqui”, enfatizou.

No Brasil, existem poucas iniciativas como esta. A mais conhecida é a Creche Hassis, em Florianópolis (SC), com foco maior na sustentabilidade; e a EMEI Porto Alegre (RS), que prioriza os ambientes de aprendizagem a partir de espaços já existentes. A Eco Creche Tio João é a primeira instituição de ensino neste formato no Amapá e nas regiões Norte e Nordeste, e a terceira no Brasil.

A secretária de Educação, Sandra Casimiro, falou com emoção que a entrega se tornou um dia especial. “Hoje é um dia de muita emoção e especial para todos nós. Conquistamos um espaço inovador, que será fundamental para alicerçar a primeira infância destes pequeninos. Há 14 anos cheguei à Educação de Macapá como funcionária efetiva e fui recepcionada pelo João Pantoja, que levou essa justa homenagem como nome da Eco Creche. Ele deve estar muito feliz lá de cima com essa homenagem, ainda mais com esta unidade que será referência na educação”, ressaltou.

Maria Rosângela Pantoja, irmã do homenageado que levou o nome da creche, definiu o dia de hoje em uma única palavra: Alegria. “Hoje é um dia alegre, João, o Tio João, deixou alegria. Foram 53 anos convivendo conosco e deixou muitos ensinamentos maravilhosos. Nós, da família dele, só temos a agradecer essa justa homenagem. Obrigada prefeito e a todos que ajudaram nesta escolha”, agradeceu.

Benedita Lousada, mãe de Gustavo Lousada, era só alegria. “Não há como não se emocionar. Nossos filhos terão acesso a uma educação que sairá do convencional, onde eles poderão conhecer e viver várias experiências que ajudarão no seu desenvolvimento, estamos felizes. Obrigada!”, comemorou.

A professora Rute Canuto está há 21 anos como professora do município de Macapá e disse que encerrará sua carreira com chave de ouro. “É um privilégio fazer parte deste time e integrar o ambiente ‘EnCANTANdo’. Irei me aposentar, mas terei na minha história profissional e pessoal a experiência de ter feito parte da primeira Eco Creche de Macapá, que felicidade”, contou.

Ambientes

Na Eco Creche Tio João, todos os espaços são de uso coletivo para que a criança compreenda o conceito de colaboração, cooperação, participação e cuidado com o ambiente e com o outro. Os espaços de aprendizagem serão utilizados pelo sistema de rotação, em que cada professor irá preparar a sua aula a partir do ambiente escolhido, preparando-a para as diferentes faixas etárias, assim a criança entenderá o conceito de mobilidade e movimento.

A unidade escolar tem 10 ambientes de aprendizagem: Empreendoteca; Imaginação, dois espaços sensoriais; Ecos da Natureza; Eco Mundo; Exploração, Percepções e Interação; Encantando; TransitArte e um ambiente externo com aviário e horta. Além de secretaria e direção, sala de professores e coordenação, banheiros feminino e masculino, copa e refeitório. A creche irá atender 400 crianças, de 2 a 5 anos, no período parcial, pela manhã das 7h30 às 11h30; e à tarde das 13h30 às 17h30.

TransitARTE

As crianças, desde muito pequenas, estão inseridas no meio ambiente e no cotidiano de nossas cidades. Elas vivem e presenciam experiências nos diversos meios em que estão inseridas, seja nas ruas, localidade onde vive, no dia a dia, ambiente familiar ou no simples passear. É baseado nestas vivências que o espaço de aprendizagem TransitARTE irá trabalhar o ensino-aprendizagem com as crianças.

O espaço é totalmente preparado e ambientado para simular uma cidade. As ruas, com os diversos meios de transporte e paisagens que dão a ideia de que é possível aliar o trânsito à arte. Nele, as crianças irão explorar o ir e vir, de casa para a creche ou para outros locais, como se locomove e os cuidados que se deve ter. Elas irão vivenciar momentos reais do cotidiano que envolvam seu dia a dia, e situações de prevenção e respeito às normas de trânsito e à vida, interagindo assim com o meio onde vive.

Ecos da Natureza

O espaço irá trazer em sua concepção painéis com imagens de animais, plantas e outros elementos que ajudarão no ensinamento das crianças. De forma lúdica e a partir dos conhecimentos básicos dos alunos sobre o assunto, o professor abordará temas como meio ambiente, a formação do planeta terra, as diversas espécies animais, como eles vivem, como se alimentam, as espécies de planta e a preservação da natureza, dentre outras questões.

ImaginAÇÃO

Será trabalhado com as crianças o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. É nesta fase que o cérebro mais se desenvolve em termos estruturais. São os anos mais ricos para o aprendizado. O espaço, composto por mesas e cadeiras, trata também de um ambiente para brincadeiras e o desenvolvimento de atividades lúdicas. Será um local de letramento para as crianças, onde serão explorados os diversos tipos de linguagem, a linguagem teatral, a linguagem por meio de atividades lúdicas, a exploração dos brinquedos e os contos literários.

A finalidade é estimular a curiosidade e a imaginação das crianças com contação de histórias e a exploração dos diversos gêneros literários, potencializando as múltiplas linguagens, a oral, visual, a ambiental, a musical, dentre outras, instigando ainda mais a percepção e a experimentação das crianças.

Horta e aviário

Além do ambiente interno, a Eco Creche contará também com uma horta e aviário, que serão utilizados para as aulas práticas da criançada. Acompanhadas e orientadas pelos professores, os alunos irão acompanhar todo o processo, desde o plantio das hortaliças, cuidados e colheita, recebendo orientações sobre as espécies de planta. Já no aviário, eles acompanharão o crescimento e desenvolvimento das aves. Além de utilizarem esses produtos para a realização de feirinhas na Empreendoteca.

EnCANTAndo

O Espaço irá trabalhar o corpo em movimento, os sons e a música. As crianças serão instigadas a trabalhar as diversas formas de movimento corporal, escuta sensível, explorando diversos gestos, ritmos corporais por meio de brincadeira e sensações que envolvam o movimento. Este ambiente permitirá o desenvolvimento psicomotor da criança, possibilitando a elas estabelecer contato com o meio em que vive, proporcionando experiências concretas e despertando-a para a valorização da preservação, da diversidade dos seres vivos.

Percepções e Interação

Neste ambiente, serão trabalhados de forma lúdica, por meio de jogos e brincadeiras, a interação entre crianças e adultos, onde as crianças irão descobrir que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vistas, outras culturas.

Simulando uma casa, o espaço possibilitará a elas, serem orientados quantos aos cuidados e possíveis perigos que possam existir nesses ambientes, como os riscos de mexer no fogão, dentre outras situações. Nestas experiências, os professores buscarão ampliar o modo das crianças de perceber a si mesmas e ao outro, valorizando sua identidade, respeitando aos outros, e conhecendo as diferenças que nos constitui como seres humanos.

Empreendoteca

Nesse ambiente, as crianças irão vivenciar várias situações, além de aprender e conhecer os números, quantidades. Terão a oportunidade também de vivenciar situações do seu cotidiano, como o ir ao mercado. Nesta ocasião, irão começar a conhecer, por exemplo, o sistema monetário (que, no caso, será criado pela própria creche) e as moedas.

A cerimônia contou com apresentação do projeto Anjos da Guarda, Banda da Guarda Civil Municipal, Tio Nescau e Boneca Leleca. Ao final, o prefeito visitou a Eco Creche Tio João acompanhado dos pais de alunos, professores e equipe que trabalha no espaço. O evento contou com a presença do deputado estadual Paulo Lemos; deputada estadual Edna Auzier; vereadora Adriana Ramos; vereadores Gian do NAE, Odilson Nunes e Caetano Bentes; superintendente da Caixa no Amapá, Clemilson Andrade; José Maria, líder comunitário do Bairro Pedrinhas, juíza Stella Ramos, titular do Juizado da Infância e Juventude; Charles Chelala, representando o senador Randolfe Rodrigues, secretários municipais e sociedade civil.

Lilian Monteiro / Karla Marques
Assessoria de Comunicação/PMM
Fotos: Max Renê / Nayana Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *