TJAP abre inscrições para o I Simpósio de Direito para jornalistas

sim´posioTJAP1

O Tribunal de Justiça do Amapá promoverá o I Simpósio de Direito para jornalistas. O evento está marcado para o dia 08 de outubro, no horário das 15h30 às 19h00, no Plenário do TJAP. Serão 200 vagas destinadas a jornalistas e acadêmicos de jornalismo. As inscrições gratuitas poderão ser feitas no site do TJAP https://sig.tjap.jus.br/eventos_form_inscricao/

Os participantes terão direito a certificado e material didático sobre as palestras.

Os palestrantes serão o corregedor-geral de Justiça, Desembargador Carmo Antônio de Souza, que abordará “A Estrutura Organizacional do Poder Judiciário”; a Secretária de Comunicação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Giselly Siqueira, que falará sobre “A Política de Comunicação Institucional do Judiciário” e a instrutora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), Sônia Regina Ribeiro, que palestrará sobre “O Papel do Jornalista na Difusão dos Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos”.

O Desembargador Carmo Antônio de Souza explicou que apresentará uma ideia geral da estrutura dos Poderes dentro de uma República, dando ênfase principalmente no Poder Judiciário e tirando as dúvidas dos jornalistas presentes no evento.

sim´posioTJAP11

“A informação deve chegar de forma clara, transparente e acima de tudo que corresponda à realidade. Esse Simpósio vai ajudar nesse aspecto, será a abertura de um diálogo do Tribunal de Justiça com os jornalistas que com certeza terá o prosseguimento em futuros Simpósios”, complementou o magistrado.

“O caminho hoje é a pacificação, e sendo o Judiciário um verdadeiro pronto socorro de conflitos, é necessário que o jornalista tenha pleno conhecimento do funcionamento, pois ele é a nossa ligação com o cidadão. O jornalista tem o papel fundamental de repassar a informação do Poder Judiciário sem a perda da qualidade jurídica”, informou Sônia Ribeiro.

Para a preside--preparasimposio_8nte do TJAP, Desembargador Sueli Pini, o Simpósio possibilitará ampliar a qualificação dos profissionais de comunicação do Estado do Amapá, dando ênfase a esse direito tão fundamental de todo o cidadão, que é a informação.

“A Comunicação correta é essencial, pois quando destorcida ou equivocada traz um desserviço enorme a sociedade. Eu não tenho dúvida que esse Simpósio vai prestar um serviço muito significativo para o segmento da Comunicação como um todo, e também vai trazer melhor compreensão do Judiciário”, enfatizou a magistrada.

A Diretora do Departamento de Assessoria de Comunicação do TJAP--preparasimposio_5, jornalista Bernadeth Farias, ressaltou que essa oportunidade vai ser de fundamental importância para os profissionais da área e também para os acadêmicos de jornalismo conhecerem um pouco mais de como funciona o sistema de Justiça, sua linguagem, liturgia e estrutura organizacional.

“Nem sempre temos a experiência e até mesmo tempo, por conta da correria das redações, de nos especializarmos em uma única área da notícia. No dia a dia o jornalista cobre todos os setores. O Simpósio vem exatamente para dar esse auxílio de como melhor entender a linguagem jurídica.”

A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Amapá (SINDJOR/AP), Denyse Quintas, parabenizou a iniciativa e falou dos desafios diários que os profissionais da comunicação enfrentam para exercer seu trabalho com qualidade.--preparasimposio_11

“Parabenizamos o TJAP e a coordenação do Simpósio que nos oportunizará o intercâmbio de informações entre os jornalistas e os palestrantes, integrando conhecimentos do Direito e da Comunicação. Essa é uma oportunidade aos profissionais de imprensa que enfrentam diariamente desafios e até mesmo ameaças à liberdade de expressão e aos direitos de informar e dar a notícia”, ressaltou a jornalista.

Assessoria de Comunicação do TJAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *