TJAP e Executivo Estadual promovem “I Workshop sobre Capacitação Eficiente em Emendas Parlamentares e Projetos relacionados a ações de combate à violência doméstica”

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJAP), promoveu, na quarta-feira (26), na sede do Poder Judiciário, em Macapá, o I Workshop sobre Capacitação Eficiente em Emendas Parlamentares e Projetos. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (Sepm), teve o objetivo de qualificar servidores públicos de instituições que trabalham ações de enfrentamento à violência de gênero, para a formulação de projetos com o propósito de captar recursos federais.

O público-alvo, composto por dezenas de técnicos, foi formado por serventuários do Governo do Estado, TJAP, prefeituras municipais e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP).

A programação contou com palestras da chefe de Gabinete do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Marilene Nascimento, e do secretário adjunto de Relações Institucionais do Governo Estadual, Leonardo Ferreira. A ação é resultado de um acordo de cooperação entre o Poder Judiciário e Executivo.

A secretária da Coordenadoria da Mulher do TJAP, Sônia Ribeiro, destacou a importância do Workshop. “Essa capacitação vem somar com todas as tratativas que o Cevid/TJAP tem feito com o objetivo de enfrentamento e prevenção à violência doméstica familiar contra a mulher. Essa cooperação com o Governo do Estado auxiliará na implantação da política voltada para este propósito, pois os servidores de instituições que trabalham para este objetivo terão mais conhecimento para a captação de recursos junto ao Governo Federal”, detalhou.

No Workshop, a chefe de Gabinete do MIDR discorreu sobre conteúdos importantes, como governança e gestão. “O Amapá tem se destacado, ao longo dos últimos anos, pelo volume de recursos captados de emendas parlamentares. Mas, além disso, é preciso trabalhar principalmente a gestão desses recursos no âmbito do Estado e mostrar para as equipes a importância dessa administração qualificada e eficiente para os resultados e entrega dessas políticas públicas”, comentou Marilene Nascimento.

Por sua vez, Leonardo Ferreira tirou dúvidas dos participantes sobre operação e realização do sistema, como ajustar um plano de trabalho e como inserir uma proposta adequada em consonância com os programas disponibilizados pelos ministérios. “Viemos elucidar dúvidas dos servidores e mostrar um caminho mais eficaz e bem mais rápido que eles possam acessar os recursos, que forma bem direta e rápida”, comentou o secretário adjunto de Relações Institucionais do Governo Estadual.

-Macapá, 21 de junho de 2024 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: Elton Tavares
Fotos: Flávio Lacerda
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *