Totalmente reformada, UBS Marabaixo é o terceiro centro de referência para atendimento exclusivo para a Covid-19 em Macapá

A UBS Marabaixo foi entregue pela Prefeitura de Macapá, totalmente reformada, para atender exclusivamente casos suspeitos de Coronavírus, nesta quinta-feira, 7. A reforma do prédio foi feita por meio de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues, no valor de R$ 349 mil e mais R$ 150 mil de contrapartida do Município, e contemplou serviços de arquitetura, hidráulica, elétrica, hidrossanitária e revestimentos.

Além disso, o mobiliário conseguido foi por intermédio do mandato do senador Davi Alcolumbre e da deputada federal Marcivânia Flexa. A UBS conta com estrutura de consultório médico, de enfermagem, salas de triagem, de nebulização e de medicação, três leitos de observação, farmácia e posto de coleta.

Para o prefeito de Macapá, Clécio Luís, essa UBS atenderá, principalmente, os moradores da zona oeste e, neste momento, será exclusiva para atender pessoas com suspeita da Covid-19. “Já é nossa terceira unidade de referência da atenção básica para atender casos suspeitos do Coronavírus. A UBS foi entregue hoje e terá um médico por plantão. Estamos com dificuldade de profissionais médicos, mas já fizemos um chamamento, junto com o Conselho Regional de Medicina, para que mais médicos nos ajudem, nos auxiliem nas UBS’s neste momento da pandemia”, disse.

“Nosso apelo é também para a população, pois, infelizmente, 60% desrespeita o isolamento social, e se continuarmos com o aumento de casos, o sistema de saúde vai colapsar. Então, meu recado é que as pessoas saiam da rua e fiquem em casa”, enfatizou Clécio. Os pacientes com sintomas de síndrome gripal, como febre, tosse, dor de garganta e coriza, podem buscar atendimentos de domingo a domingo até meia-noite para receber uma avaliação. Além da UBS Marabaixo, a Secretaria de Saúde de Macapá também mantém atendimento 24 horas na Lélio Silva e Marcelo Candia, que também prestam serviços exclusivos voltados ao Coronavírus.

Quando procurar a UBS

A população pode buscar os serviços nas unidades de saúde quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre, tosse, dor de garganta e coriza, para receber uma avaliação. Se após o atendimento médico o profissional entender que o quadro se encaixa em uma suspeita, ele fará a coleta de exame e os procedimentos previstos no fluxograma de atendimento adotado pela Saúde municipal.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Lilian Monteiro
Coordenadora de Jornalismo e Imprensa
Fotos: Gabriel Flores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *