Tradicional Futebol à Fantasia de Macapá será dia 3 de março, no AP


Há mais de 30 anos ocorre um dos ‘torneios’ mais tradicionais do ‘futebol’ macapaense, onde o uniforme oficial dos jogadores (camisas, shorts e chuteiras) é substituído por blusas decotadas, saias, vestidos, calcinhas e sapatos de salto alto. Conhecido popularmente como ‘Futebol à Fantasia’, é realizado pela Associação de Solteiros e Casados do bairro do Trem, Zona Sul de Macapá, durante a semana de carnaval e reúne brincantes de diversas partes da capital amapaense.

No torneio, os participantes são obrigados a vestir traje femininos e fantasias e ainda desfilar em uma passarela antes dos jogos, onde é escolhida a ‘melhor composição’. Na partida, os jogadores permanecem com o visual extravagante, arrancando risos dos espectadores em cada lance. De acordo com o atual organizador do evento, Aluízio Augusto, a brincadeira começou em 1983, após uma viagem a São Paulo.

– Eu e um grupo de amigos visitamos a cidade de Santos e, em uma das nossas andanças, vimos o futebol à fantasia por lá e percebemos o sucesso dos jogos entre o público. No ano seguinte, decidimos trazer para Macapá – lembrou.

Para as partidas ocorrem na arena da Praça da Conceição, os organizadores criaram os times ‘Dondocas’ e ‘Bonecas’ que representam os solteiros e os casados da associação. 

– A princípio a aceitação foi tímida pelos moradores. Alguns tinham preconceito e vergonha de participarem, mas nos anos seguintes foram surgindo cada vez mais participantes até se tornar tradição no período carnavalesco – declarou.
Programação 2014

A associação realizará o evento no dia 3 de março, na segunda-feira de carnaval, a partir das 9h, na arena da Praça de Nossa Senhora da Conceição. Além do jogo entre Dondocas e Bonecas, haverá pela primeira vez a disputa feminina entre Bichadas e Ninfetas. As jogadoras seguirão a tradição e terão que se vestir de homem. 

– Até o ano passado havia apenas o futebol para homens que se vestiam de mulher, mas este ano resolvemos fazer uma programação melhor. Além da partida entre mulheres, ocorrerá provas de atletismo e desfile de fantasias – explicou Aluísio Augusto.
Após a programação esportiva, haverá churrasco e batalha de confetes. Os organizadores esperam receber um público de 3 mil pessoas.

Texto: *Cassio Albuquerque com orientação do editor Gabriel Penha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *