Transparência: Macapá conquista o 1º lugar no ranking da Open Knowledge Brasil pela terceira vez na qualidade dos dados epidemiológicos

O ranking feito pela Open Knowledge Brasil (OKBR) colocou Macapá em 1° lugar pela terceira vez como a cidade brasileira com o melhor índice de transparência na qualidade dos dados epidemiológicos e informações relativas à pandemia do novo Coronavírus, publicados em seus portais oficiais. Desta vez, Macapá alcançou nota máxima de 100 pontos, junto à capital Manaus, obtendo nível máximo. Na primeira avaliação feita, a nota foi de 91 pontos, na segunda, Macapá atingiu nota máxima e agora volta a conquistar os 100 pontos da avaliação novamente.

A avaliação da Open Knowledge Brasil (https://transparenciacovid19.ok.org.br/), que, no período de 20 de agosto até 3 de setembro, analisou os dados que são divulgados em relação à pandemia, gráficos, boletins, acesso e qualidade da informação. O índice é representado em uma escala de 0 a 100, em que 0 representa o ente menos transparente e 100 o mais transparente.

O resultado mostra que Macapá é a capital que melhor divulga os dados epidemiológicos da pandemia, com os boletins atualizados com o número de contaminados e de exames, dados sobre atendimentos, taxa de isolamento, gráficos e outros que qualquer pessoa pode pesquisar no Portal da Transparência (https://macapa.ap.gov.br/coronavirus/).

Mesmo obtendo o primeiro lugar na primeira análise, a equipe responsável pelo portal buscou melhorar as informações, com mais dados, gráficos mais detalhados, índice de isolamento; os boletins passaram, além dos casos de contaminados, óbitos e internados. Hoje é divulgado também o número de consultas, receitas e testes feitos nos Centros de Covid-19, das Unidades Básicas de Saúde do município.

“Mais uma vez, Macapá é o primeiro lugar com nota máxima na escala de transparência da OKBR. Isso é um trabalho que custou muito o suor e esforço de muita gente. Todos que estiveram ou estão empenhados nessa questão estão de parabéns, tivemos o fornecimento das informações em tempo hábil para que fossem divulgadas de maneira imediata e transparente. Isso nos coloca como o município mais transparente do país. E quero aqui reafirmar nosso compromisso nesse sentido e dizer que nossa corrente continua firme e forte no que diz respeito à transparência e divulgação”, disse o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

Macapá é a capital que vem se destacando na transparência no Brasil e alcançando os primeiros lugares nos rankings da Open Knowledge Brasil (OKBR), em dados epidemiológicos, com o ranking da Transparência Internacional, em relação à divulgação dos Contratos Emergenciais no período de pandemia.

Pela terceira vez, Macapá chega em primeiro lugar na Open Knowledge pelos dados epidemiológicos da pandemia. Essa é uma resposta social de transparência da administração municipal, onde a sociedade está sempre bem informada de como é a realidade no enfrentamento da pandemia na capital amapaense, informações que são disponibilizadas nos portais que podem ser acessados por qualquer pessoa. São dados abertos que, inclusive, permitem a administração municipal tomar decisões para o enfrentamento da Covid-19.

Secretaria de Comunicação de Macapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *