Transparência: pela segunda vez Macapá fica em 1º lugar no ranking da Open Knowledge Brasil na qualidade dos dados epidemiológicos

O ranking feito pela Open Knowledge Brasil (OKBR) classificou Macapá como a capital brasileira com o melhor índice de transparência na qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo Coronavírus, publicados em seus portais oficiais. Macapá, desta vez, alcançou nota máxima de 100 pontos, junto à capital Manaus, obtendo nível máximo. Na primeira avaliação feita, a nota foi de 91 pontos, e só Macapá ficou em primeiro.

Esta é a segunda avaliação da Open Knowledge Brasil (https://transparenciacovid19.ok.org.br/), que, no período de 20 de agosto até 3 de setembro, analisou os dados que são divulgados em relação à pandemia, gráficos, boletins, acesso e qualidade da informação. O índice é representado em uma escala de 0 a 100, em que 0 representa o ente menos transparente e 100 o mais transparente. O resultado indica que Macapá é a capital que melhor divulga os dados epidemiológicos da pandemia, com os boletins atualizados com o número de contaminados e de exames, dados sobre atendimentos, taxa de isolamento, gráficos e outros que qualquer pessoa pode pesquisar no Portal da Transparência (https://macapa.ap.gov.br/coronavirus/).

Mesmo obtendo o primeiro lugar na primeira análise, a equipe responsável pelo portal buscou melhorar as informações, com mais dados, gráficos mais detalhados, índice de isolamento; os boletins passaram, além dos casos de contaminados, óbitos e internados. Hoje é divulgado também o número de consultas, receitas e testes feitos nos Centros de Covid-19, das Unidades Básicas de Saúde do município.

“Esse trabalho é uma força-tarefa que integra várias áreas da prefeitura. Além da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, responsáveis pelo Portal Covid-19, tem também a Secretaria Municipal de Saúde, Ouvidoria Geral e a Secretaria Municipal de Comunicação, que trabalham nesse fluxo de informação e mantendo a população informada sobre a pandemia, por meio dos portais. Isso fez com que obtivéssemos esse primeiro lugar mais uma vez, e agora com a nota máxima”, ressalta o prefeito de Macapá, Clécio Luís.

Macapá é a capital que vem se destacando na transparência no Brasil e alcançando os primeiros lugares nos rankings da Open Knowledge Brasil (OKBR), em dados epidemiológicos, com o ranking da Transparência Internacional, em relação à divulgação dos Contratos Emergenciais no período de pandemia.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Pérola Pedrosa
Assessora de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *