Transparência: prefeito apresenta balanço sobre medidas de combate ao Coronavírus na capital aos vereadores por videoconferência

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, participou de videoconferência com os vereadores do município para tratar das medidas de enfrentamento do Coronavírus na capital, na última quarta-feira, 6. Segundo o chefe do Executivo, entre as ações já realizadas pela prefeitura estão o isolamento social, a descentralização da rede básica de saúde e a ampliação do número de profissionais chamados por meio do Processo Seletivo Simplificado da Saúde.

“Desde o início da pandemia em Macapá, nossa primeira medida foi adotar o isolamento social para diminuir a aceleração da proliferação da doença e o congestionamento das redes de saúde. Realizamos também a revocação das UBS’s Lélio Silva [na zona sul] e Marcelo Candia [zona norte] para atenção exclusiva no atendimento de pessoas com sintomas do Coronavírus. Estamos trabalhando ainda na central que deverá realizar acompanhamento dos pacientes por teleatendimento. Nossos esforços têm sido, desde o primeiro momento, resguardar a vida da população macapaense”, destacou o prefeito.

Na ocasião, Clécio também pontou aos vereadores sobre a transparência na execução dos recursos destinados para o combate ao vírus em Macapá. “Nas páginas da prefeitura é possível acessar, em detalhes, para onde estão sendo destinados todos os recursos que recebemos até o momento para o enfrentamento do Coronavírus, como, por exemplo, a compra de testes rápidos, de máscaras, entre outros”, lembrou.

De acordo com o vereador Rinaldo Martins, enfermeiro e professor da Unifap, a videoconferência atingiu objetivamente as questões demandadas pelos vereadores em relação aos exames, aos medicamentos ministrados nas unidades básicas, ao fluxograma de pacientes e à transparência. Martins sugeriu ainda que o Município estude a possibilidade de atendimento no protocolo de tratamento do uso de medicamentos prescritos por enfermeiros, descritos na Lei 7.498/86, Artigo 11, inciso II, alínea C, desde que seja de protocolo ou de rotina escritas pelo serviço de saúde, como forma de atenuar a carência de profissionais médicos na capital.

Participaram também da videoconferência o presidente da Comissão de Combate à Covid-19 da Câmara Municipal de Macapá, vereador Yuri Pelaes, os vereadores Ruzivan Pontes, Patriciana Guimarães, Bruna Guimarães e Adriana Ramos; a assessora especial de Governo, Silvana Vedovelli e o secretário municipal de Articulação Institucional, Rodolfo Vale.

Secretaria de Comunicação de Macapá
Amelline Borges
Assessora de comunicação
Foto: Cleito Souza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *