Tratamento de câncer: início da construção da unidade do HC de Barretos será confirmada até dezembro

unifap-10-foto-marcia-do-carmok-1
Deputado Marcos Reátegui – Foto: Márcia do Carmo

A expectativa é que até dezembro os amapaenses tenham confirmado o período concreto do início da obra da Unidade do Hospital de Câncer de Barretos, que será construída em Macapá. O deputado federal Marcos Reátegui enviou nesta semana um ofício para o governador do Amapá, Waldez Góes, solicitando que o Estado disponibilize uma área para a construção da unidade. O Hospital de Barretos é a maior referência mundial em tratamento de câncer, e terá uma extensão no Amapá, fruto da articulação do deputado Marcos junto à bancada federal.

Desde o início de 2015 o parlamentar abraçou a causa, que começa a se tornar realidade O número elevado de pacientes com câncer no Amapá, a falta de estrutura no Estado para atendimento aos portadores dessa doença, a transferência de enfermos para Barretos em busca de cura através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), e o grande número de mortes, levaram o parlamentar a visitar o HC Barretos para conhecê-lo de perto e encontrar soluções.

A construção de uma unidade do hospital em Macapá foi planejada pelo deputado Marcos junto com diretor do hospital, dr. Henrique Prata, e sensibilizou os oito deputados federais e três senadores, que disponibilizaram de cada mandato, R$ 1.900,00 (um milhão e novecentos mil reais), para a obra, estabelecendo o montante necessário para sua construção. A própria Instituição é responsável pela construção, que depende apenas da liberação do terreno para iniciar a obra.

“Esta é uma ação coordenada, entre a bancada federal, H C Barretos e o povo do Amapá, por isso foi muito importante que os colegas parlamentares tenham aderido à causa, que é de todos os amapaenses. . Todos sabem que no Amapá, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), instalada no Hospital Alberto Lima (HCAl), oferece precário atendimento, que se limita radioterapia. A falta de condições até para diagnosticar a doença faz os pacientes lutarem por uma vaga em Barretos, ou em outro hospital do Brasil, para não falecerem por falta de atendimento.”, disse o deputado Reátegui.

A relação do Amapá com o HC Barretos já é efetiva, o referido hospital salvou e prolongou a vida de muitos amapaenses. Através dele o Instituto de Câncer Joel Magalhães (Ijoma), presidido pelo padre Paulo Roberto, realiza um trabalho único de encaminhar pacientes para Barretos, graças à parceria entre as instituições. Somente em 2014, cerca de 1.700 pacientes foram recebidos nos leitos do HC Barretos.

“Com a construção das unidades fixa e móvel em Macapá, vamos reduzir a demanda de TFD para Barretos, operacionalizar o atendimento na Unacon, oferecendo protocolo e tratamento completo, para centenas de moradores do Amapá, que deixarão de morrer por falta de diagnóstico, atendimento e tratamento”, reforçou o parlamentar, que acredita poder anunciar até dezembro, o início da obra.

Assessoria de Comunicação/Mandato Reátegui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *