TRE Amapá leva recadastro eleitoral para estabelecimentos comerciais (Via G1 Amapá)


O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) implantou mais dois postos para o recadastramento biométrico obrigatório. Desde segunda-feira (15), quando houve a expansão do serviço, 90 atendimentos diários foram registrados nos dois novos pontos: distribuidora Maracá, no Pacoval (Zona Norte de Macapá), e loja Domestilar, no Buritizal (Zona Sul da capital).

Segundo informou o diretor da Escola Judiciária no Amapá, Rinaldo farias, desde fevereiro deste ano, quando iniciou o recadastro em Macapá, apenas 30% dos eleitores da capital realizaram a revisão biométrica.

De acordo com Rosângela Cruz, gerente comercial da loja Domestilar, que recebeu um ponto de atendimento, os cerca de 1 mil trabalhadores da empresa foram autorizados a destinar um período do trabalho para realizar o recadastro.

E foi o que fez o funcionário Ângelo Araújo, que se regularizou com a Justiça Eleitoral. “Agora sim, vou poder votar nas próximas eleições. Não tinha tempo de sair no meio do trabalho para ir fazer o recadastro”, falou.  

Rinaldo Farias informou que outros pontos comerciais da capital serão adequados para atendimento de recadastro, além dos nove pontos fixos já existentes, localizados na Casa da Cidadania, Sebrae, Secretaria do Estado de Educação, Justiça Federal, Escola do Legislativo e em todas as unidades do Superfácil, em Macapá. 

Outros municípios do Amapá também estão realizando a revisão biométrica. Em Santana, o eleitor deve procurar o Fórum ou o Superfácil do município. Em Oiapoque e Porto Grande, o cidadão realiza o recadastro no Cartório Eleitoral.

Recadastramento Biométrico

O recadastramento obrigatório iniciou no mês de fevereiro deste ano e se estende até 29 de novembro. Para fazê-lo, é necessário dirigir-se a um dos pontos de recadastramento com um documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral.

Quem não realizar a revisão biométrica será impedido de votar em 2014.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *