TRE-AP abre mais dois postos para revisão biométrica em Macapá

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), com o intuito de dinamizar a revisão biométrica, abriu nesta semana mais dois postos de recadastramento eleitoral digital na capital amapaense. 

Os dois novos locais de atendimento à população são a Assembléia Legislativa do Estado (AL/AP), localizada no centro da capital amapaense e a Escola do Legislativo, que fica no bairro do Buritizal, zona sul da cidade. Para efetuar o recadastramento, o eleitor precisa de documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral.

De acordo como secretário judiciário do TRE-AP, Orlando Ribeiro Junior, na AL o TRE colocou dois computadores para o atendimento ao público e na Escola do Judiciário, mais oito máquinas foram disponibilizadas para a ação. Ele explicou que, nos dois locais, 10 atendentes, dos 70 treinados por técnicos do Tribunal, atuam na prestação do serviço, de 8h às 14h.

Nesta primeira etapa, o TRE realiza o recadastramento digital dos eleitores de Macapá e Santana. A partir de julho de 2013, a revisão biométrica será estendida aos outros municípios amapaenses.

A biometria e outros postos de atendimento

A biometria é usada em quase todo Brasil, mas ainda é pouco conhecida no Amapá. A medida consiste na identificação do cidadão por meio de sua digital. A ação objetiva evitar fraudes no processo de identificação do eleitor e fortalece a lisura do pleito.

Além dos dois novos postos, a revisão biométrica ocorre em Macapá na sede do TRE, INSS, Secretaria de Estado da Administração (Sead) e unidades Super Fácil. Para os eleitores santanenses, o serviço disponível no Cartório Eleitoral do município, localizado no Fórum de Santana e Super Fácil da cidade.


Números de Macapá e Santana

Ao todo, 35 mil pessoas, destes 5.800 novos eleitores, já realizaram a revisão biométrica em Macapá, que significa 15% da população da capital amapaense. Em Santana, 1.200 pessoas se recadastraram, o equivalente a 1,81% do eleitorado do município. 

Sanções para o eleitor que não se recadastrar

O assessor jurídico do TRE, José Seixas, explicou que pessoa que não realizar a revisão biométrica terá o Título de Eleitor cancelado e não poderá votar nas próximas eleições. O cancelamento implica também no impedimento de matrícula em instituições de ensino superior e impede o cidadão de assumir cargo público, em caso de aprovação por concurso.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
Fones: 2101-1504/8406-4977/9147-4038
Site TRE-AP: www.tre-ap.jus.br
Twitter: @TREAmapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *