TRE-AP alcança meta da Revisão Biométrica em Macapá, mas cerca de 35 mil títulos serão cancelados


Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) conseguiu recadastrar biometricamente mais de 80% do eleitorado de Macapá, índice mínimo para que as Eleições de 2014 na cidade sejam digitais. Ao todo, a capital amapaense possui 255.2010 eleitores. Deste total, aproximadamente 35 mil títulos eleitorais poderão ser cancelados por falta de regularização.  

Segundo dados da Justiça Eleitoral, até o momento, 207 mil cidadãos fizeram a Biometria em Macapá. Entre os que ainda não realizaram a coleta de dados, muitos já se transferiram da capital amapaense para outras cidades e ainda existem os casos de eleitores irregulares detectados no momento do recadastramento. O prazo para a Revisão Biométrica encerra nesta sexta-feira (29) e não haverá prorrogação. Para fazer a Revisão Biométrica, basta portar documento oficial com foto. 

Na Casa da Cidadania, os atendimentos ao público irão até as 18h nesta quinta-feira (28) e sexta-feira (29), mas nos dois dias, os eleitores que estiverem na fila até este horário receberão senhas e serão recadastrados. 

Empenho

De acordo com o presidente do TRE-AP, Desembargador Raimundo Vales, o Tribunal efetuou diversas ações, com o empenho de todos os seus servidores, para da oportunidade de o eleitor se recadastrar. 

Asseguramos a população que todos que estiverem na fila serão recadastrados. Atenderemos até o final do dia de amanhã, no máximo, cerca de 10.000 cidadãos. Muitos eleitores não vão conseguir validar seu título, pois nossa capacidade de atendimento/dia é limitada. Mas nos empenhamos muito para evitar este transtorno e alertamos a população para isso. O prazo não será prorrogado por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, destacou o presidente do TRE-AP. 

A Justiça Eleitoral concentrou seus esforços nos municípios de Macapá e Santana, pelo fato de que, juntas, as duas cidades possuem mais de 70% do eleitorado do Amapá. 

Santana

O TRE reforçará a Biometria em Santana, que possui 66.111 cidadãos votantes, após finalizar o recadastramento digital obrigatório em Macapá. Os 80% do eleitorado já foi recadastrado na cidade, mas cerca de 12 mil eleitores do município ainda não realizaram a Revisão Biométrica, que encerra no segundo maior colégio eleitoral do Amapá no dia 6 de dezembro de 2013.

Após finalizarmos Macapá, concentraremos nosso pessoal e equipamento em Santana, para que a Biometria na cidade seja dinamizada e assim dar mais oportunidade ao eleitorado do município se regularizar”, ressaltou o Desembargador Raimundo Vales.

Casos de novos eleitores e transferências de domicílio eleitoral

Os cidadãos que votarão pela primeira vez nas Eleições de 2014, poderão efetuar o Alistamento Eleitoral até maio do ano que vem. Mesmo prazo que será dado aos eleitores que pretendem transferir o Título para outro domicílio eleitoral. 

A Revisão Biométrica

O TRE-AP iniciou o recadastramento em fevereiro de 2013. A ação é obrigatória e visa a lisura no nos próximos pleitos que serão realizados no Estado.  A Biometria dará ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Com o procedimento de identificação digital, o eleitor passará a ter a identidade confirmada no momento do voto. 

Danos ao eleitor que não se regularizar

O eleitor deve se lembrar que, sem o recadastramento, terá o Título de Eleitor cancelado e não votará nas eleições de 2014. Também não poderá obter a certidão de quitação eleitoral; regularização de CPF; realizar empréstimos bancários, não poderá tirar passaporte; será proibido de tomar posse em cargo público, não poderá se inscrever em universidades, e não obterá benefícios sociais do Governo Federal (como Bolsa Escola e Bolsa Família), entre outros problemas.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
ALTV
Fones: 2101-1504/84059044/91474038
Site TRE-AP: www.tre-ap.jus.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *