TRE-AP capacita estudantes no Programa Eleitor do Futuro


O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou nesta terça-feira (1), no prédio do TRE, o treinamento de mesário para 12 estudantes da escola Santa Bartolomea Capitânio. A capacitação é realizada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE) e habilitou os jovens a manusear a Urna Eletrônica. A ação faz parte do Projeto Eleitor do Futuro e visa conscientizar alunos da rede pública e privada dos ensino fundamental e médio do Estado, quanto à sua responsabilidade em relação ao exercício livre e democrático do voto.

De acordo com o coordenador da EJE, Rinaldo Farias, a ação contempla mais de 20 escolas e milhares de futuros eleitores. Ele explicou que os estudantes treinados atuarão como mesários na eleição dos representantes de turma e dos  professores conselheiros daquela escola. 

Rinaldo Farias também elucidou que após uma sensibilização por meio de palestras e debates, serão realizadas eleições dentro das escolas. Esta atividade é semelhante ao processo eleitoral oficial, desde as convenções partidárias, registros de candidatura, debates, voto por meio da urna eletrônica e até uma solenidade de diplomação dos eleitos. Está atividade se repete a cada ano, sempre no primeiro semestre, estimulando a reflexão crítica das crianças e a importância do processo de escolha dos nossos representantes. 

“O Projeto Eleitor do Futuro explica aos jovens a importância de escolher corretamente os nossos representantes. Os alunos candidatos expõem suas propostas e o professor conselheiro orienta os estudantes. Já realizamos palestras e treinamento em algumas escolas particulares. Em razão da greve e outros motivos, muitas escolas públicas começaram o ano letivo atrasado e por isso ainda realizaremos o projeto nessas instituições”, destacou Rinaldo Farias.

Projeto Eleitor do Futuro

O Projeto Eleitor do Futuro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), criado em 2003 e desenvolvido nos TRE´s de todo o Brasil. Os objetivos do Projeto Eleitor do Futuro são formar cidadãos mais conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais livre e democrática e ampliar o contingente dos eleitores jovens, de 16 e 17 anos. No Amapá, a ação contempla mais de 20 escolas e milhares de futuros eleitores.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
ALTV
Fones: 2101-1504/84059044/91474038



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *