TRE-AP garante Eleições Biométricas no Estado do Amapá em 2014


O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) comemora a conclusão do processo de Revisão Biométrica em todos os municípios do Estado. Nesta sexta-feira (28), as cidades de Vitória do Jari e Oiapoque bateram suas respectivas metas da Biometria. Com isso, a Justiça Eleitoral garantiu Eleições Digitais este ano, em todo território amapaense.  A coleta de dados (fotografia, impressão digital e assinatura digital), que garantirá mais segurança e eficiência nos pleitos encerrou hoje. 

As duas últimas cidades

Conforme os números da 4ª Zona Eleitoral, Oiapoque possui 18.289 eleitores ativos e 12.446 revisados. Em Vitória do Jari, onde é sediada a 13ª Zona, são 9.514 ativos, dos quais 7.617 fizeram a revisão biométrica. A diretora geral do TRE, Odete Scalco parabenizou os servidores das Zonas Eleitorais nas duas cidades, que conseguiram cumprir as metas nos dois últimos municípios a concluir o processo. 

Acima da média

Todos os municípios atenderam o chamado da Justiça Eleitoral,  que tinha a missão de  revisar 349.678 eleitores no Amapá e conseguiu efetuar 381.112 revisões em todo o Estado, contabilizando 84,13% do eleitorado amapaense, 4,13% acima da meta. O total de Títulos Eleitorais cancelados no Estado soma 58.730 . 

Caso Oiapoque 
Das 15 cidades, 14 municípios atingiram mais de 80% do eleitorado revisado, de acordo com a meta estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Somente o Oiapoque ficou abaixo do percentual, com 68,5 %.  

Em Oiapoque se concentra a maioria de eleitores  ausentes na revisão por conta de uma  crise que abalou o município entre os anos de 2010 e 2014. O motivo foi a rígida fiscalização da Polícia Federal do Brasil e da França na região, que resultou no fechamento de muitos garimpos clandestinos, fazendo com que os moradores garimpeiros [eleitores] e suas famílias procurassem outras regiões para sobreviver. 

Por conta dessa peculiaridade, o TSE homologará a Revisão Biométrica em Oiapoque em 68% e assim o município também terá Eleições digitais em 2014. 

Foi um feito histórico, frisou o Presidente do TRE-AP 


O presidente do TRE, Desembargador Raimundo Vales, destacou que realizar as Eleições Biométricas no Amapá é um feito histórico, dadas as dificuldades que a Justiça Eleitoral enfrenta por conta das regiões de difícil acesso, internet deficitária, entre outros problemas do território amapaense. 

O Presidente agradeceu o empenho de todos os servidores do Tribunal e suas Zonas eleitorais, que trabalharam muito para este feito, o que eleva o conceito do TRE-AP em nível nacional. O Desembargador também ressaltou o apoio da comunidade, imprensa, setores públicos e privados, escolas e faculdades e em especial aos eleitores que atenderam o chamado. O magistrado frisou que a Justiça Eleitoral do Amapá continuará trabalhando para fazer valer o direito do cidadão e manutenção da Democracia. 

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Meu comentário: orgulhoso e grato a todos que contribuíram. Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *