TRE-AP inicia treinamento de mesários e coordenadores para as Eleições 2014


O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) iniciou nesta quarta-feira (20), no Auditório da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), o treinamento de 3.344 mesários e 341 coordenadores mesas receptoras de votos que trabalharão nas Eleições Gerais 2014, em Macapá. A capacitação, dividida em três turmas de mesários e uma de coordenadores,  ocorre de 9h às 19h e irá até o dia 12 de setembro deste ano. Com o aprendizado, eles poderão prevenir e solucionar situações indesejáveis que possam ocorrer nas seções eleitorais no dia da votação. A ação atende ao Calendário Eleitoral e acontece em todos os TRE’s do Brasil.

O curso preparatório para a função é ministrado por uma comissão de servidores da EJE. O aprendizado conta com ensinamentos teóricos e práticos das seguintes temáticas: funcionamento da seção, funcionamento da urna eletrônico, identificação por meio do processo biométrico, entre outras atribuições dos mesários. A capacitação conta com recursos áudio visuais (vídeo e slides), material didático (Cartilha do mesário) e treinamento prático na urna eletrônica (simulação de eleição e da atividade do mesário).

Os mesários também aprenderão a manter a ordem no local e otimizar o fluxo da votação, atender os eleitores com urbanidade, inclusive aqueles com necessidades especiais, e ainda, observar a nova sistemática implantada com a votação biométrica, zelando pela regularidade dos trabalhos eleitorais dentro das seções.

Mesários e coordenadores

Os mesários são eleitores, convocados ou voluntários, que compõem as mesas receptoras de votos em eleições, referendos e plebiscitos. Os coordenadores são os auxiliares do Juiz Eleitoral. Escolhidos geralmente entre os servidores públicos da escola onde funciona a seção eleitoral. Um total de 5.924 mesários e 539 coordenadores atuarão nas 16 cidades do Amapá durante o pleito deste ano. 

No interior

Em Santana, o treinamento começará no dia 1º de setembro e irá até o dia 5 do mesmo. Já em Mazagão, a capacitação será realizada nos dias 10 e 11 do referido mês. Nos demais municípios do interior, o curso começará no dia 15 do mês que vem. 

Benefícios para os cidadãos que trabalharão nas Eleições 2014

Os eleitores que trabalharão como mesários voluntários receberão certificados. Como em todo pleito, a maioria serão de estudantes e as horas de atuação nas Eleições contarão como carga horária nas disciplinas complementares. Eles serão dispensados do serviço na data do treinamento e do pleito, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral. Ainda serão contemplados com folga pelo dobro dos dias trabalhados, incluídos os dias de treinamento, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem. 

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
ALTV
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *