TRE-AP instala Revisão Biométrica no Campus da Universidade Federal do Amapá


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) instalou nesta quarta-feira (18), no Campus da Universidade Federal do Amapá (Unifap), localizado na Rodovia Juscelino Kubitschek, um posto de atendimento da Revisão Biométrica. Com o novo ponto itinerante, o TRE estima recadastrar 100% dos acadêmicos e demais eleitores que residem próximo à Unifap. A instituição de ensino Superior  possui 7.883 alunos, distribuídos em 24 cursos de graduação. A medida faz parte da estratégia da Justiça Eleitoral de ir até o cidadão e facilitar a regularização da população.

O recadastramento digital obrigatório é fundamental para garantir a  segurança e melhorar a legitimidade do processo eleitoral nos próximos pleitos. Para efetuar a Biometria, o eleitor precisa estar de posse de documento oficial com foto. 

De acordo com a diretora geral do TRE, Odete Scalco, com o intuito de recadastrar todos os acadêmicos e servidores da Unifap, os horários de atendimentos foram planejados por cursos e turnos, divididos em dias de setembro e outubro de 2013. A primeira semana será destinada ao atendimento das Pró-Reitorias e aos docentes, nas semanas seguintes serão realizados os atendimentos dos acadêmicos por turno. 

Além dos acadêmicos, o recadastramento se estenderá ao público em geral, no horário de 9h às 12h30 e de 12h30 às 18h, nos dias 21 a 25, 28, 29 e 30 de outubro de 2013, na Biblioteca Geral da Unifap.

Apoio da Unifap

Conforme o diretor do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (Progep/Unifap), Luiz Otávio Pereira do Carmo Junior, a Unifap dará apoio na mobilização dos alunos, divulgação na rádio da Universidade, site do órgão e panfletos pelo Campus da instituição. 

Otimismo do Presidente do TRE-AP

O presidente do TRE, desembargador Raimundo Vales, que também é professor da disciplina de Direito na Unifap, ressaltou que está otimista com o início da Biometria na  Universidade. 

“A Revisão Biométrica garante o direito ao voto e o exercício da cidadania. Como professor da Unifap, acredito que os alunos da Universidade atenderão o chamado da Justiça Eleitoral e efetuarão a Biometria. Já que a classe acadêmica é famosa por ser politizada e engajada na luta pelos direitos da sociedade” ponderou o presidente do TRE. 

Sanções para quem não se recadastrar 

Quem não efetuar a Revisão Biométrica terá o Título de Eleitor Cancelado e não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, tirar passaporte, fazer inscrição em universidades, tomar posse em cargo público, obter benefícios sociais do Governo Federal como Bolsa Escola, Bolsa Família, entre outros problemas.

Serviço:
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares
ALTV
Fones: 2101-1504/8406-497791474038
Site TRE-AP: www.tre-ap.jus.br
Twitter: @TREAmapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *