TRE-AP participa de Simulado Nacional de Sistemas Eleitorais

TRE-AP-simulado
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) iniciou, nesta quarta-feira (3), sua participação no Simulado Nacional de Sistemas Eleitorais e Aplicativos de Urna para as Eleições Municipais 2016, com a participação de todos os regionais e Zonas Eleitorais do país.

No Amapá, o evento é realizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal (STI/TRE-AP) com o objetivo de validar as ações adotadas pela Justiça Eleitoral para a realização das Eleições Municipais de 2016. A ação ocorre de forma simultânea em todas as Zonas Eleitorais do País. O trabalho segue hoje (4) e será encerrado no dia 10 de agosto próximo.

De acordo com o coordenador da STI/TRE-AP, Emanoel Flexa, a finalidade do simulado é validar as ações adotadas pela Justiça Eleitoral relativas a hardware, software e orientações procedimentais para realização das Eleições Municipais de 2016. Todas as operações serão realizadas em ambiente simulado, para avaliar o funcionamento simultâneo dos diversos sistemas eleitorais que estão previstos para o pleito deste ano.

Conforme o coordenador, haverá a totalização de todas as 1.616 seções eleitorais do Estado. Emanoel Flexa explicou que, além de testar os sistemas Eleitorais, o evento oferece a oportunidade para os regionais identificarem possíveis melhorias nos seus procedimentos.

De acordo com a titular da (STI/TRE-AP), Elinete Freitas, o simulado é realizado em todos os Regionais do Brasil. Desta forma, os TRE’s poderão detectar eventuais problemas nas urnas eletrônicas antes das Eleições, minimizando transtornos e assim a segurança do pleito será garantida.

Essa ação é preventiva. Se algum equipamento apresentar problemas, poderemos resolver o defeito e assim nos anteciparmos a uma pane em plena votação. Com os testes, garantiremos eleições seguras”, destacou a titular da STI/TRE-AP.

Serviço:

Elton Tavares
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *