TRE-AP promove curso para chefes de Cartórios Eleitorais


O  Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou nesta quinta-feira (7) e sexta-feira(8), no Auditório da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE-AP), um curso para 13 chefes de cartório, que coordenam a 1ª; 2ª; 3ª; 4ª, 5ª; 6ª; 7ª; 8ª; 9ª; 10ª; 11ª; 12ª e 13ª Zonas Eleitorais do Estado. O objetivo foi capacitá-los para que eles realizem o treinamento dos mesários que residem em localidades de difícil acesso, que trabalharão nas Eleições Gerais 2014. 

A capacitação foi ministrada por uma comissão de servidores da EJE, que treinará os mesários da capital e das sedes dos demais municípios. O curso contou com ensinamentos teóricos e práticos que compreendeu as seguintes temáticas: funcionamento da seção, funcionamento da urna eletrônico, identificação por meio do processo biométrico, atribuição dos mesários. 

De acordo com o presidente da comissão da EJE, Rinaldo Farias, os chefes de cartórios capacitados nesta semana  serão agentes multiplicadores das informações apresentada no evento que serão repassadas aos mesários das localidades de difícil acesso. A ação atende ao Calendário Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral e ocorre em todos os TRE’s do Brasil. 

O objetivo principal do evento é preparar os chefes de cartórios para realizar o treinamento de mesários que são os atores principais no processo eleitoral. Um mesário bem treinado possibilita a prevenção  e solução de situações indesejáveis que possam ocorrer nas seções eleitorais no dias das eleições. Assim, a comissão de treinamento visa oportunizar um treinamento eficiente no sentido de manter a ordem no local de votação, otimizar o fluxo da votação, atender os eleitores com urbanidade, inclusive aqueles com necessidades especiais, e ainda, observar a nova sistemática implantada com a votação biométrica, zelando pela regularidade dos trabalhos eleitorais dentro das seções”, ressaltou Rinaldo Farias. 

Cursos

No próximo dia 19, a capacitação será direcionada aos servidores do TRE/AP. Entre os dias 20 de agosto e 12 de setembro de 2014, serão realizados os treinamentos dos mesários nas Zonas Eleitorais da  capital e no município de  Santana e Mazagão. No período de  15 a 19 de setembro, serão realizados os treinamentos nas demais cidades do interior do Amapá.

Metodologia do curso para mesários

Serão utilizados recursos áudio visuais (vídeo e slides), material didático (Cartilha do mesário) e treinamento prático na urna eletrônica (simulação de eleição dos componentes da mesa receptora que no treinamento simularão a atividade como mesário e eleitor).

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
Elton Tavares, com colaboração da técnica judiciária do TRE-AP, Mylene Azevêdo.
ALTV
Fones: 2101-1504/84059044/91474038

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *