TRE-AP reforça a convocação dos mesários para as Eleições 2012

Desde o início de agosto, as Zonas Eleitorais estão convocando eleitores para o trabalho de mesários. Este ano o TRE-AP precisará contar com o apoio 5.371 mesários em todo o estado. Em Macapá, já foram enviadas 2.790 correspondências convocatórias. No entanto, pouca gente atendeu o chamado.

Depois de receber a carta convocatória, o eleitor tem o prazo de 5 dias para se apresentar nas Zonas Eleitorais e assim, serem nomeados como mesários ou no caso de impedimentos, para apresentar sua justificativa.

Não pode ser mesário o candidato e seus parentes de até 2º grau; Os membros de diretórios de partidos políticos; Os policiais militares, civis e bombeiros e os servidores da Justiça Eleitoral.

Quem for convocado e simplesmente não atender o chamado da Justiça Eleitoral poderá responder processo administrativo e ainda ter de pagar multa.

A casa mesa receptora de votos terá quatro mesários. Eles são responsáveis por organizar a sala, ligar as urnas, orientar os eleitores e finalizar a votação. Em Macapá, o treinamento dos mesários vai do dia 11 a 21 de setembro.

E mais, quem trabalha como mesário ganha dois dias de folga para cada dia trabalhado e de treinamento. O mesário também recebe auxílio-alimentação, um certificado da Justiça Eleitoral e tem preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital. Também possível usar as horas trabalhadas como atividade curricular complementar.

O servidor Heverton Fernandes, Chefe do Cartório da 2ª Zona Eleitoral está à disposição da imprensa para prestar mais informações e desde já agradece todo e qualquer espaço de divulgação.

Soraia Carvalho
Assessora de Comunicação
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Tel: (96) 2101-1504 / Cel: 8406-4977

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *