TRE do Amapá diz que procura por recadastramento biométrico é baixa (Via G1 Amapá)

Por Abinoan Santiago

Um levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá apontou que dos 260 mil eleitores de  Macapá, apenas 30% realizaram o recadastramento biométrico obrigatório para as eleições de 2014. O prazo começou em fevereiro de 2013 e vai até 29 de novembro do mesmo ano.

Para o presidente do TRE, desembargador Raimundo Vales, a procura é baixa desde o início do recadastramento. “O ideal seria ter a média de 1 mil atendimentos por dia, mas estamos muito longe desse número desde a data que colocamos a revisão a disposição dos eleitores”, lamentou o presidente do TRE.

No segundo maior município do estado, Santana, a 17 quilômetros da capital, dos 66.255 eleitores, 18% fizeram o recadastramento nos pontos de atendimento disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Em Oiapoque, com 16.576 eleitores; e Porto Grande com 11.355 eleitores, também realizam recadastramento. A previsão é levar a revisão eleitoral aos demais municípios do Amapá no segundo semestre de 2013.

Para fazer o recadastramento, o eleitor precisa de documento oficial com foto, comprovante de residência e título eleitoral. O cidadão será impedido de votar em 2014, caso não faça a revisão biométrica.

“Após passar as próximas eleições, só vai ser possível se recadastrar para 2016. Enquanto isso a pessoa vai ficar sem título”, avisou Raimundo Vales.

Em Macapá, o atendimento ocorre no prédio do TRE, de 8h às 17h30; e nas unidades Super Fácil, no horário de 8h às 18h. Em Santana, o recadastramento está disponivel no Fórum ou no Super Fácil do município de 8h às 18h. Em Oiapoque e Porto Grande, o cidadão deve procurar o Cartório Eleitoral do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *