TRE do Amapá esclarece boatos sobre voto parcial em mensagem publicada via WhatsApp

Mensagem falsa de WhatsApp em que anulação de voto em caso de escolher candidato para apenas um cargo.

O Tribunal Regional Eleitoral/ Amapá (TRE) esclarece sobre notícia divulgada em rede social onde informava que, “em caso de escolha de apenas um candidato a votação estaria anulada. Tudo que o eleitor apontar na urna eletrônica sendo anulando voto, votando em branco ou votando parcialmente em um candidato será registrado”.

A verdade

Caso o eleitor de fato não consiga ou se recuse a votar em todos os cargos, o presidente da sessão suspenderá o voto deste eleitor para prosseguir a votação dos demais eleitores.

Mais atenção! Somente o voto não registrado pelo eleitor será nulo, os demais serão computados normalmente.

Por outro lado, se o eleitor foi até a cabine de votação e não iniciou o voto, e quiser voltar em um outro momento, ele poderá, desde que não tenha votado em nenhum cargo.

Mais informações no artigo 17 da Resolução 23554/2017 TSE

TSE

A Justiça Eleitoral vem combatendo sistematicamente a publicação de notícias falsas na internet. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) montou um grupo composto por representantes do Ministério da Justiça, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícia Federal, dentre outros órgãos de segurança, que trabalham diuturnamente contra essas propagações.

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
32101-1504
Cley de Jesus Sarraf de Abreu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *