TRE quer candidatos preparados nas eleições de 2016 no Amapá

curso

Por Fabiana Figueirado

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Amapá vai oferecer a partir de abril um curso de capacitação para pessoas que desejam ser candidatas aos cargos de vereador, prefeito e membros de partidos políticos nas eleições de 2016. Organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), o projeto vai atender a todas as zonas eleitorais do estado, com a finalidade de preparar o cidadão para um processo eleitoral mais rápido e sem dúvidas.

O curso será ofertado gratuitamente e vai acontecer durante todo o ano de 2015. As zonas eleitorais de Macapá serão as primeiras a receber o projeto denominado “Política e Cidadania: Responsabilidade de Todos”.

De acordo com o coordenador da EJE, Rinaldo Farias, o projeto será aplicado em duas fases, uma a cada ano, em preparação para as eleições municipais de 2016. Os cursos têm a proposta de dar base jurídica aos prováveis candidatos.

“Vamos abranger vários aspectos que envolvem o processo eleitoral. Em ano de eleição, nós temos muita dificuldade com a falta de informação que os candidatos têm. Poucos partidos ainda orientam, mas a maioria não tem muita orientação, e isso é muito ruim”, disse Farias.

Entre as principais dificuldades no andamento eleitoral, o coordenador destaca processos de candidatos sem documentação obrigatória. “[Candidatos] Não têm ideia de como funciona o processo eleitoral, não têm noção dos prazos, não sabem que tem que prestar contas da candidatura”, exemplificou.

“A intenção é fazer com que o processo seja mais célere”, complementou Farias. O curso terá carga horária de 16h, e será realizado em dois dias.

A segunda fase vai acontecer em 2016, de forma mais específica para as legislações que vão reger as eleições municipais daquele ano, segundo Rinaldo Farias.

O projeto de formação para possíveis candidatos às eleições 2016 será lançado em abril, com data ainda a ser divulgada.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *