Treinadores amapaenses passam por curso profissional para receber licença da CBF Academy

@amarildocharges

Pela primeira vez na história do esporte amapaense, três treinadores tucujus compõem o grupo de profissionais com a mais alta qualificação para atuar no futebol profissional brasileiro. Por meio de uma articulação da Federação Amapaense de Futebol (FAF), Vitor Jaime, Arlem Oliveira e Romeu Figueira são acadêmicos do curso da Licença A e B da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O certificado do curso da CBF Academy possibilita os treinadores com grande bagagem profissional a assumirem qualquer equipe de futebol no Brasil Os certificados da academia podem ser Licença B, Licença A e Licença PRO, respectivamente, o que varia com o tempo de atuação e idade dos alunos. No Amapá, Vitor Jaime e Romeu Figueira estão na turma da Licença A e Arlem Oliveira na Licença B.

O primeiro módulo acadêmico está no início e os três amapaenses já mostram empolgação com o conteúdo apresentado. “A Licença A é um marco histórico para o Amapá, um verdadeiro divisor de água em nossas carreiras, espero absorver tudo e repassar aos colegas do nosso futebol, eu agradeço a oportunidade”, disse o treinador Romeu.

@amarildocharges

Aulas

As licenças do curso completo da CBF Academy podem custar até R$40 mil e a FAF realizou uma parceria para indicação do nome dos três técnicos do Amapá. Um investimento, como explica o vice-presidente da Federação: “Queremos que o Futebol cresça em nosso estado, essa é a razão do nosso trabalho ao longo dos anos e, agora, veio a oportunidade para os treinadores dos nossos clubes. Acreditamos nestes profissionais e por isso articulamos junto à CBF o ingresso deles nas aulas da Licença A e B”, disse Netto Góes.

O nome dos candidatos é indicado e passa por análise nacional de currículo para nivelamento das etapas. São 270 horas no total, tendo disciplinas de pilar teórico-prático, ensino à distância com conteúdo on-line e conteúdo presencial.

O curso é dividido em dois módulo e terão como temas das aulas: Biomecânica Aplicada ao Futebol; Força e Velocidade no Futebol; Preparação Física e Fisiologia no Futebol Profissional; Legislação Esportiva Aplicada III; Treinamento de Campo no Futebol Profissional; Psicologia do Esporte no Futebol Profissional; Medicina Esportiva Aplicada ao Futebol Profissional e outros.

“Eu quero deixar registrada minha gratidão à presidência da FAF por esta oportunidade e à CBF pelo conteúdo que já vem sendo apresentado. Esta porta leva o nome do Amapá mais longe e nos abre para novos caminhos”, destacou Vitor Jaime.

As aulas presenciais para Licença A de Vitor e Romeu acontecerão na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), no fim do mês de maio. Arlem passa pela prática da Licença B em Recife (PE).

Bagagem profissional

Vitor Jaime atua como treinador há 24 anos, tendo passado no Amapá pelo Independente, Ypiranga, Trem, Macapá, Oratório Feminino e Santana. No Pará atuou como técnico do Ananindeua, Cametá, Águia de Marabá, Parauapebas, Bragantino, entre outros.

Romeu Figueira encerrou sua carreira como jogador aos 30 anos e entrou na categoria de treinador, de lá para cá são quase 20 anos de trabalho, tendo atuado em clubes grandes como o Cristal, Trem, São José, São Paulo, Macapá e Santos.

Arlem Oliveira tem vasta experiência com categorias de base e iniciou sua trajetória com equipes de Futsal, onde atuou por 12 anos de sua carreira. Desde 2016, o técnico está nos campos do futebol amapaense. “Este curso abre nossos horizontes, abre um leque grande para o nosso trabalho, seja no Amapá, seja no restante do Brasil. Levamos o nome do estado adiante e sempre, e é isso que mais importa”, concluiu o treinador.

Serviço:

Marcelle Nunes
Comunicação FAF
(96) 98106-4232

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *