Três programações nesta sexta e sábado terão apoio do GEA, por meio da Secretaria de Cultura do Estado

Grande aliada dos eventos culturais realizados no Amapá, a Secretaria de Cultura (Secult), vinculada ao Governo do Estado, confirma o apoio a mais três programações realizas na capital e no interior, mediante seu credenciamento artístico e estrutura física. Nesta sexta-feira (29), a pasta dará todo o suporte para o projeto ‘Consciência Negra – educação não tem cor’, atividade da Escola Estadual Murilo Braga, no município de Mazagão. Da mesma forma, no sábado (30), a Secult estará apoiando a realização do aniversário de 70 anos da Escola Antônio Cordeiro Pontes, antigo Ginásio de Macapá (GM), e a XXVII Edição da Marcha para Jesus, com concentração às 15h, na Praça da Bandeira.

Com essa política de incentivo dos eventos culturais, a Secretaria de Cultura do Amapá faz a sua parte, colaborando com o desenvolvimento das programações realizadas em todos os 16 municípios, custeando atrações que aproximem o público amapaense e garante a estrutura de palco, som, iluminação e tendas. Além de gerar 31 empregos diretos, incluindo os músicos das atrações, técnicos e equipe de montagem das estruturas  dos festejos e beneficiará indiretamente cerca de 100 empreendedores populares em torno dos eventos. Desta forma, a Secult aquece a economia  trabalha para que as iniciativas culturais sejam um sucesso.

Projeto Consciência Negra

Por intermédio da Secretaria de Cultura, a atração principal do projeto ‘Consciência Negra – educação não tem cor’, organizado pela Escola Estadual Murilo Braga, município de Mazagão, será a banda Negro de Nós, grupo formado pelos músicos Walber Silva (teclados), Odilon Acácio “Taronga” (contrabaixo), Alex Fogo (guitarra), Fábio Mont’Alverne (bateria), e no vocal a cantora Silmara Lobato.

Banda Negro de Nós – Foto: Sal Lima

O quinteto soma 19 anos de história com a música autoral; são onze CDs e um DVD gravados. Com influências da música negra brasileira, africana e de outras partes do mundo, os seus ritmos fazem o povo dançar. Os sucessos da banda estouraram nas rádios amapaenses, paraenses, manauaras e guianenses. Em 2006, o grupo fez uma turnê no Estado de São Paulo, levando o ritmo do zouk para o público paulista, rendendo a eles o título de melhor banda do segmento no Brasil.

Aniversário do Colégio Antônio Cordeiro Pontes

Fundado no dia 01 de dezembro de 1949, como Escola Profissional Getúlio Vargas, na Avenida FAB, bairro Central, o colégio passou por diversas transformações durante os anos, acompanhando os períodos desde o ex-território até a criação do Estado do Amapá.

Por 14 anos, entre 1950 e 1964, recebeu a titulação de Escola Industrial de Macapá, com formação exclusiva em artes industriais. A partir de 1965 ampliou sua rede de cursos técnicos e passou a se chamar Ginásio de Macapá para o Trabalho. Em meados de 1973 deixou de ser um colégio exclusivo de homens, começando a receber mulheres em seu corpo discente. Foi só em 1976 que recebeu o nome de Escola Integrada de Macapá, permanecendo até 2007 quando então passou a homenagear o professor e ex-diretor, em 1969, Antonio Cordeiro Pontes, filho da tradicional família Pontes do município de Amapá.

Zé Miguel – Foto: Aílton Leite

No sábado (30), a partir das 8h30, as homenagens do aniversário de 70 anos têm início, com uma caminhada estudantil pelas ruas do centro da cidade, encerrando com show artístico e o corte do bolo. Para o evento, a Secult levará toda a estrutura de show, além de garantir a participação do cantor e compositor Zé Miguel – reconhecido dentro e fora do Estado pelo seu trabalho.

As referências amazônicas do músico refletem o olhar dos homens e mulheres desse solo. A carreira do artista começou ainda na infância, onde começou a tocar violão e guitarra. Mas foi nos anos 90 que Zé Miguel fez sucesso, tocando em diversas bandas regionais, sendo guitarrista da banda Setentrionais. Atualmente, em carreira solo, o músico possui oito discos gravados e mais de 400 letras que falam da Amazônia. Já lançou vários CDs e DVDs e tem, em seu currículo, shows no Canecão (RJ) e na Alemanha.

Macha para Jesus Amapá

Esse ano a 27ª Edição da Marcha para Jesus ocorrerá no dia 30 de novembro. No horário de 8h às 12h, na Praça da Bandeira, bairro Central, ocorrerá a ação social, com atendimento médico, realização de exames, massoterapia e aconselhamentos psicológico, jurídico e espiritual.

No horário da tarde, às 15h, ainda na Praça da Bandeira, começa a concentração para a Marcha, com caravanas dos 16 municípios. No percurso, ruas e avenidas da capital amapaense, com chegada no Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá, onde a programação continua.

Foto: divulgação

Os organizadores pretendem reunir milhares de pessoas de várias idades e municípios. A manifestação de fé cristã já está inclusa no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amapá, por força da Lei Estadual nº 1084, de 26/04/2007. Com o tema ‘Resgatando o Valor da Vida’ o propósito da Marcha desse ano é mostrar à sociedade amapaense o valor da vida, a partir do olhar cristão.

A Secult disponibilizará toda a estrutura física para as atrações locais como bandas, cantores e grupos de coreografias, teatro, ministrações e orações em prol das famílias.

“Seguimos empenhados em apoiar eventos culturais de todas as vertentes. Nosso credenciamento artístico é fundamental para atender a demanda, bem como contemplar a diversidade de artistas do Amapá. O investimento vai gerar renda e empregos para vários seguimentos de pequenos negócios nos dias dos eventos. Nossa meta é fortalecer toda a cadeia produtiva que envolve a cultura local”, comentou o titular da Secult, Evandro Milhomen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *