Trote solidário pretende arrecadar kits de higiene bucal

10987315_747935231992978_4936930398644010264_n

A Universidade Federal do Amapá recebe os calouros 2015 no próximo dia 02 de março. A Unifap promove tradicionalmente uma programação que marca o início das atividades letivas. Os novos acadêmicos irão reunir-se pela manhã no Restaurante Universitário da instituição para o café da manhã de boas-vindas. Ainda pela manhã do dia 02, no anfiteatro da instituição, estão previstas apresentação cultural, aula magna proferida pela reitora Eliane Superti e apresentação da ONG Dentistas do Bem.

Este ano a grande novidade justamente é a parceria entre a universidade e a ONG que trabalha para promover a saúde bucal de adolescentes em todo o mundo. O trote solidário em 2105 consistirá na arrecadação de kits de higiene bucal (escovas de dente, fio e creme dental) que serão doados no dia da megatriagem que será realizada na Unifap no dia 28 de abril. O evento acontecerá simultaneamente em mais de 270 municípios do Brasil, em 10 países da América Latina e Portugal.

Os jovens selecionados pela ONG serão encaminhados para cirurgiões-dentistas voluntários do projeto Dentistas do Bem, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos. A organizadora do trote, Cleide Azevedo, afirmou que a ideia em chamar os Dentistas do Bem para a parceria durante o evento foi pensada devido a escassez desse tipo de atendimento para crianças e jovens carentes no estado.

“Nós percebemos o grande número de pessoas que necessitam desse tipo de intervenção em saúde bucal. A maioria é carente e não encontra o serviço na rede pública. Muitos sequer possuem uma simples escova de dente”, informou. A intenção de arrecadar kits de higiene bucal foi compartilhada com os centros acadêmicos, que promovem programações individuais para acolher os calouros. “Porém”, informa Cleide Azevedo, “as doações de veteranos e servidores da instituição são muito bem-vindas”.

A coordenadora regional da ONG no Amapá, a dentista Daiz Nunes, afirmou que o exemplo da Unifap deveria ser seguido por outras Instituições de Ensino Superior Federais, Estaduais e particulares. “Essa é a primeira vez que uma universidade nos chama para essa parceria durante um trote acadêmico. A Unifap está colaborando para que jovens melhorem sua saúde bucal e sua autoestima”, afirmou. Vários postos de arrecadação serão distribuídos na universidade.

Assessoria de Comunicação
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
3312-1704

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *