TSE julga recursos e define os candidatos que disputarão o segundo turno das eleições 2018 no Amapá

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou na noite de ontem (16), dois recursos especiais que definiram as candidaturas que disputarão o segundo turno das eleições, para o cargo de governador do estado do Amapá.

No primeiro recurso, o RESPE 0601619-93, o TSE, por maioria de votos (6 a 1), deu provimento para acolher o pedido de retificação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da Coligação Com o Povo para Avançar (PSB/PT), permitindo a substituição do candidato a vice da chapa, Marcos Roberto (PT), pela candidata Andréia Tolentino (PSB), que renunciou à disputa ao cargo de deputada estadual nas eleições 2018.

A decisão garante a participação de João Alberto Rodrigues Capiberibe e Andreia Tolentino da Silva, no segundo turno do pleito estadual em “chapa pura” do PSB, e tem caráter excepcional, visto que o prazo legal para substituição de candidatos expirou em 17 de setembro.

No segundo recurso, o RESPE 0600431-65, a Corte Superior, por unanimidade, negou provimento ao apelo, mantendo, portanto, a decisão proferida pelo TRE-AP que deferiu parcialmente o DRAP da Coligação Com o Povo para Avançar (PSB/PT) e declarou apto o Partido Socialista Brasileiro – PSB e inapto o Partido dos Trabalhadores – PT.

Com a decisão, o TSE reafirmou o acerto das decisões do TRE-AP que excluíram do pleito, os partidos cujas contas foram julgadas não prestadas e não regularizadas até a data-limite do registro das candidaturas.

Propaganda eleitoral

A propaganda eleitoral, que se encontrava suspensa desde o dia 12 por determinação do ministro relator, Og Fernandes, poderá ser iniciada a partir de hoje (17).

Votos

No primeiro turno, Waldez Góes (PDT) obteve 133.214 votos (33,55% dos votos válidos), e João Capiberibe (PSB), recebeu 119.500 votos (30,10% dos votos válidos).

Segundo turno

A votação do segundo turno das eleições de 2018 acontece no dia 28 de outubro, das 8h às 17h.

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing
32101-1504
Cley de Jesus Sarraf de Abreu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *