UBS Floriano Rêgo: unidade mais limpa e organizada

“O cuidado faz toda a diferença e quem circula pela região nota a mudança e a organização da unidade”, foi o que observou a enfermeira Gleici Viana. São comentários como estes que a Unidade Básica de Saúde Floriano Rêgo, localizada na Àrea Comercial, passou a receber após o mutirão de limpeza e organização dos equipamentos públicos da rede de Atenção Básica, iniciado pela Prefeitura de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A unidade foi a primeira a receber o mutirão de limpeza, que incluiu roçagem, recolhimento de entulhos, pequenos reparos, substituição de mobílias danificadas e a pintura externa. A atual direção recebeu a UBS Floriano Rêgo com vários problemas de infraestrutura, hidráulica e elétrica. “A UBS estava cercada pelo mato, a sujeira atraia animais peçonhentos que ofereciam riscos à saúde e a vida de usuários e servidores”, relatou Kátia Almeida, diretora da unidade.

A secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira, explica que o mutirão de limpeza e organização é necessário em todas as unidades de saúde, para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho para o servidor e o atendimento à população. “As unidades de saúde precisam cumprir seu papel social, mas de forma humanizada, a começar pela limpeza e organização. O acolhimento não deve ser apenas pela triagem, consulta e encaminhamento. A unidade deve se tornar um espaço onde usuário estabeleça vínculos de referência da saúde em seu bairro”, disse a secretária.

A ação contou com a colaboração dos servidores, engajados em tornar o ambiente mais agradável para melhor receber a população. A organização da rede de atenção básica da saúde, garante além da preservação do patrimônio público, um ambiente mais limpo, digno e proporciona o bem-estar de toda a equipe e da população que busca o serviço.

Atendimentos

A UBS Floriano Rêgo está localizada na rua Claudio Lúcio Monteiro, na Área Comercial e oferece atendimentos para a população de segunda a sexta-feira, com agendamento de consultas nos horários de 8h e 13h30. Entre os serviços ofertados na rede de saúde pública do município estão consultas médicas, vacina, curativos e dispensação de medicamentos. A unidade conta com a cobertura de quatro equipes do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam com visitas domiciliares a população da área portuária, Hospitalidade e Baixada do Ambrósio.

Comunicação / Prefeitura de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *