UBS’s alertam usuárias sobre diagnóstico precoce do câncer de mama e útero

img-20161014-wa0034

Para reforçar o debate sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e do útero, as UBS’s Cidade Nova e Perpétuo Socorro realizaram na sexta-feira, 14, uma programação especial às usuárias. As atividades fazem parte da Campanha Outubro Rosa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que intensifica em todas as unidades básicas a oferta do PCCU – exame responsável pela detecção de alterações no colo do útero, exame clínico da mama e as atividades de educação em saúde.

Na UBS Cidade Nova, além da coleta de PCCU, as mulheres fizeram testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, avaliação nutricional, verificação de glicemia e pressão arterial. Já na Unidade Básica de Saúde do bairro Perpétuo Socorro a programação se estendeu por toda a manhã em livre demanda, também com exame clínico da mama, coleta de PCCU e secreção vaginal, e palestra para ensinar a fazer o autoexame das mamas reforçando o debate da importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas.
img-20161014-wa0008
Durante todo o Outubro Rosa, a coleta de PCCU está ocorrendo em livre demanda em todas as UBS’s da capital e zona rural, bastando que a usuária apresente documento de identidade e cartão do SUS. O PCCU é um exame que deve ser prioridade de todas as mulheres sexualmente ativas entre 25 e 64 anos por ser imprescindível para o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero, sendo ideal realizá-lo uma vez por ano.

O exame clínico das mamas, quando realizado por um médico ou enfermeira, pode detectar tumor de até um centímetro, se superficial, e ocorre a cada ano durante a visita de rotina ao ginecologista. Já o autoexame deve ser feito mensalmente, sempre após o ciclo menstrual.

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *