UBS’s de Macapá oferecem teste rápido de gravidez

UBS

As mulheres que necessitarem realizar exame de gravidez pelo Sistema Único de Saúde (SUS) agora poderão fazer o teste diretamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. A Prefeitura de Macapá passou a disponibilizar testes rápidos de gravidez que podem ser feitos dentro ou fora da unidade de saúde respeitando o direito de autonomia e sigilo garantido à paciente.

Os exames serão garantidos às mulheres com atraso da menstruação de pelo menos 15 dias. “O teste é indicado para mulheres em idade fértil que relatem exposição à relação sexual desprotegida. O teste é disponibilizado e a paciente pode escolher realizá-lo na unidade ou em casa. Em qualquer das opções o acolhimento é feito pelo profissional de saúde no sentido de garantir informação qualificada e fortalecer o vínculo com a usuária”, explica a coordenadora municipal de Saúde da Mulher, Eline Souza.

O teste permite o diagnóstico rápido e possibilita que a mulher comece o pré-natal assim que a gravidez é confirmada garantindo o acolhimento, a ampliação do acesso aos serviços de saúde e a melhoria da qualidade do pré-natal. Também estão incluídas outras ações ofertadas pela Semsa, como a qualificação do profissional de saúde que atua na Atenção Básica e a oferta do teste rápido de Sífilis e HIV.

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Contato: 98802-8647
Fotos: Max Renê
Assesoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Macapá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *