Ueap promove ciclo de palestras para aproximar as ciências exatas da comunidade

ueap

Por Eliane Cantuária, da Agência Amapá

O Núcleo de Educação em Ciências, Engenharia e Matemática (Necem), juntamente com o colegiado do curso de Engenharia Química da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) vai promover o 1º Ciclo de História da Ciência, na próxima sexta-feira, 13, às 17h, no Campus 1 da Ueap, que está localizado na Avenida Presidente Vargas, 650, centro de Macapá.

A primeira conferência apresentará aos participantes a vida, a história e a obra de Avicena, médico e filósofo persa, que viveu no século X e foi o autor da obra Canôn de Medicina, que durante séculos serviu de referência para o ensino da medicina no Ocidente.

De acordo com Gerson Anderson Lopes, coordenador do evento, o objetivo é promover uma visão diferenciada da ciência, tornando-a mais humanista, demonstrando dessa forma, que os cientistas atuam efetivamente no enfrentamento dos problemas da sociedade. “Queremos desmistificar a ideia de que os cientistas vivem apartados do mundo, por isso, a cada semana apresentaremos a história, as descobertas e a importância de um personagem da ciência, em especial daqueles que são menos conhecidos pela população, ou daqueles em que a mídia não se ocupa muito em divulgar”.

Ainda segundo Gerson, o Necem foi criado com o intuito de buscar melhorias no ensino das ciências exatas, por isso, qualquer ação que esteja de acordo com esse objetivo é bem vista e conta com o apoio do Núcleo. “Daí o porquê de buscar a história de cientistas que pouco se ouve falar”.

A programação do 1º Ciclo de História da Ciência prossegue até o mês de junho, sempre às 17h das sextas-feiras, oportunidade em que um personagem será apresentado aos participantes.

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Para participar basta chegar um pouco mais cedo e fazer a sua inscrição. Os participantes receberão certificado de participação de acordo com o número de palestras que estiverem presente até o final do ciclo. O certificado valerá como atividades extracurriculares aos acadêmicos.

As próximas conferências terão como tema respectivamente a vida e obra de Hipátia, Giordano Bruno, Nikola Tesla, Carl Scheele, Paracelso, entre outros nomes ilustres da ciência mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *