Ueap vence edital para executar projeto de energias renováveis

ueap-1112-1

Por Rafael Guerra, da Agência Amapá

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) foi a vencedora da chamada pública para executar um projeto ligado às energias renováveis. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 3. A instituição vai receber R$ 1 milhão para executar o projeto.

A chamada pública foi realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) em parceria com a empresa Total E&P do Brasil.

A coordenadora e executora, Carla Priscila Távora Cabral, escolheu a comunidade “Franquinho”, localizada no Arquipélago do Bailique, para desenvolver um projeto que transforma biomassa em fonte energia elétrica. “Basicamente, todos os resíduos produzidos pela própria comunidade serão transformados em fontes de energia”, informou Edilson Mendes Pereira, coordenador de projetos da Fapeap.

O objetivo, segundo o coordenador, é melhorar a qualidade de vida da comunidade e testar a viabilidade do projeto para um a possível expansão e, no futuro, transformá-lo em política pública.

Conforme prevê o edital, entre os dias 6 e 10 de junho ocorre a fase para submissão de recursos. A assinatura do Termo de Concessão de Auxílio Financeiro está marcada para o dia 16 de junho. A partir daí, os pesquisadores poderão iniciar o desenvolvimento do projeto de acordo com o cronograma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *