Um amapaense na Real Academia de Farmácia da Espanha

Professor Doutor José Carlos Tavares Carvalho, da Unifap

Reconhecido internacionalmente, o amapaense professor doutor José Carlos Tavares Carvalho, do Laboratório de Pesquisa em Fármacos, do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e ex-reitor da Unifap, ingressa no quadro de Membros Titulares da Real Academia de Farmácia da Espanha.

José Carlos Tavares é autor de livros sobre fitoterápicos, resultados de pesquisa que vem fazendo ao longo dos anos. É considerado uma autoridade nessa área e seus livros são uma espécie de “Bíblia” para outros estudiosos do assunto.

Nascido em Macapá, no antigo bairro da Favela, Tavares fez faculdade no Pará e de lá partiu para outros estados (foi professor na Universidade de Minas Gerais) e depois para outros países, chegando a cursar pós-doutorado.

Apaixonado por sua cidade natal, há alguns anos decidiu que todo o conhecimento que adquiriu deveria trazer para Macapá e veio, abrindo mão de lecionar em renomadas universidades do Brasil e do Exterior.

Ele ocupará a cadeira de Acadêmico Correspondente Estrangeiro, que tem o tratamento mais ilustre. A Academia nomeia delegados em seus respectivos países, com a finalidade de representá-la em todos os atos oficiais para os quais é convidada

A deliberação considera se tratar de personalidade científica de grande prestígio em sua área de atuação. O processo de análise durou 12 meses e é definido conforme os pareceres favoráveis dos Acadêmicos em assembleia extraordinária, de acordo com o rito estabelecido no Estatuto da entidade. A solenidade de posse será realizada posteriormente em razão do momento pandêmico.

Real Academia de Farmácia da Espanha

A Real Academia de Farmácia da Espanha tem a sua origem em 1737, sua função é de incentivar a pesquisa e o estudo das Ciências Farmacêuticas e afins. Aconselhar o Governo da Nação, administrações públicas, organismos públicos, a Agência Espanhola de Medicamentos, Agências Científicas e Tecnológicas, e quaisquer instituições públicas ou privadas que o solicitem, em tudo o que se refira a Ciências Farmacêuticas e Medicamentos, e tudo o que se relacione com eles e com a promoção da saúde.

Os membros titulares ocupam cadeiras como cientistas notáveis. https://www.ranf.com/la-academia/

Fonte: Blog da Alcinéa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *