‘Um aprendizado’, avaliou presidente do TRE sobre Eleições 2014 no AP


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Raimundo Vales, avaliou como positivas as Eleições 2014 no estado. Ele falou, no entanto, que algumas alterações devem ser feitas em razão da mudança do processo de votação, através do sistema biométrico.

“Foi um aprendizado. No turno da manhã tivemos em algumas escolas longas filas, porque houve uma lentidão no sistema. Uma das mudanças pensada para o próximo processo, em 2016, é criar novas seções para redistribuir os cidadãos que votam nas sessões que possuem mais de 300 ou 400 eleitores”, adiantou.

Em relação ao número de crimes eleitorais flagrados em 2014, o presidente do TRE disse que as ocorrências foram menores numa comparação com o pleito de 2010.

“Os candidatos e seus apoiadores se policiaram, pois sabiam que o trabalho de fiscalização seria mais intenso. Todos os órgãos que trabalharam em conjunto fizeram sua parte para evitar irregularidades durante todo o processo”, avaliou.

Centenas de eleitores acompanham a apuração das eleições 2014 na frente do prédio do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá , localizado no Centro de Macapá, através de um telão que foi colocado pela instituição.


O agente penitenciário Paulo Gomes disse que foi a primeira vez que acompanhou a apuração das eleições. Ele acredita que o pleito em 2014 foi marcado pelo equilíbrio dos candidatos, principalmente na candidatura ao governo do estado.

“Foi uma disputa acirrada, decidida voto a voto. Eu estou na esperança que meus candidatos sejam eleitos ainda no primeiro turno”, disse, otimista.

A professora Silvia Santos também acompanhou a apuração e disse que conferir o resultado pelo sistema do TRE tornou a disputa mais emocionante.

“Foi a primeira vez que acompanhei a apuração. Estou muito confiante na vitória dos meus candidatos”, disse, bem humorada.

Guardas municipais e policiais militares fizeram a segurança para evitar manifestações e confrontos entre militantes dos partidos na frente da sede do tribunal. A previsão do TRE é de que o resultado do primeiro turno seja concluído até às 22h deste domingo (5).

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *