Um Brasil esquizofrênico: eu tenho medo de Bolsonaro, mas também Bolsonaro tem medo de mim – Texto bacana via @EspacoAberto

Torcedores do Corinthias em ato pró-democracia – Foto: Pam Santos

Vivemos um momento de pandemia, sem dúvida.

Mas também de esquizofrenia.

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Eu, por exemplo, só vejo fascistas no horizonte. Bolsonaro à frente, é claro.

Tenho medo deles. Porque fascistas, realmente me apavoram.

Mas bolsonaristas, já descobri, têm medo de mim. Porque sabem que fascistas a mim causam asco.

Então, é o seguinte.

Foto: Mídia Ninja

Golpe por golpe, todo mundo está com medo.

Antibolsonaristas têm a clara impressão de que Bolsonaro, presa de tentações fascistas, está preparando um golpe. Só não partiu para os finalmentes (como diria Odorico) porque ainda não conseguiu convencer as Forças Armadas a lançar mão das armas para sepultar o regime democrático que, bem ou mal, sustenta-se no Brasil.

E os bolsonaristas?

Também acham a mesma coisa.

Acham que todos aqueles que prezam a democracia, que denunciam as tentações fascistas dos bolsonaristas e consideram Bolsonaro um incapaz – intelectualmente e moralmente – para dirigir o País estão armando um golpe para retirar do cargo o presidente eleito.

Figura que peitou os caras. Porreta!

Há um detalhe, todavia, nada desprezível em meio a essa esquizofrenia: quem está no poder é Bolsonaro. Ele é que, em tese, detém alguns trunfos bem eficazes para aplicar um golpe que seu próprio filho já previu.

Por seu perfil, por sua trajetória autoritária (de quem faz apologia a torturadores), pelo desprezo ao decoro com que se porta, pela apoio explícito, escancarado e escrachado a manifestações golpistas, pelas agressões à Imprensa, por sua capacidade de manter o país em crise desde 1º de janeiro de 2019, por tudo isso e muito mais, Bolsonaro oferece há 18 meses, todo dia, o dia todo, as demonstração mais evidentes de que, sim, é um golpista frustrado.

Até ele aplicar um golpe, é claro.

Fonte: Espaço Aberto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *